A imagem “https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKKrI5lHZh7l5sFwk0mMw5TBanvg0uucEMts4zWOQTgKWRxlNr5VsFAyQZ-5rE_NUjdCbITAWXLXmqePgai07GqFJ2txVFLdR4Fy_I0n5t-RxpJNGRvQPG2tnxA2e60HKoevI5VgmI9cI/s400/f18.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Boeing diz que Brasil será parceiro dos EUA na compra de caças
Empresa americana diz que a escolha dos caças F-18 fará do Brasil um parceiro dos Estados Unidos

Fonte: Zero Hora

Em nota divulgada ontem, a Boeing defendeu a escolha de seu F-18 na licitação brasileira para compra de 36 caças. A Boeing disputa a licitação com a sueca Gripen e a francesa Dassault, que oferecem ao Brasil os caças Saab e Rafale, respectivamente.

Na nota, a empresa americana diz que a escolha dos caças F-18 fará do Brasil um parceiro dos Estados Unidos, e não apenas um cliente comercial da empresa. “Os Estados Unidos e a Boeing acreditam que o Brasil é um país-par, e não somente um país-cliente. O pacote de transferência de tecnologia enfatiza nossa visão de um relacionamento bilateral que se prolongará pelo século 21”, diz a nota.

De acordo com a nota, a escolha da Boeing garantirá a transferência de tecnologia ao Brasil – um dos requisitos do país para escolha dos caças. “As tecnologias descritas acima fazem parte do contrato direto, governo a governo, aprovado pela Marinha, Departamento de Defesa, Departamento de Estado e Congresso dos Estados Unidos.”

Durante visita do presidente francês Nicolas Sarkozy ao Brasil, nas comemorações do Dia da Independência, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva manifestou a preferência do país pelos aviões franceses Rafale – o que provocou reação na Força Aérea, que ainda não decidiu o avião mais indicado para o Brasil.

Confira briga entre países para vender caças ao Brasil: