Apagão no Brasil foi causado por hackers, diz TV americana

Programa '60 minutes' divulga informações colhidas em uma investigação.
Especialista acredita na possibilidade de ataque semelhante nos EUA.

Da France Presse - Via: Meteorito

Os dois apagões elétricos que afetaram milhões de brasileiros em 2005 e 2007 foram causados por ataques de hackers contra os sistemas de controle da rede de fornecimento, informou neste domingo (9) a rede de televisão americana CBS.

Informação veiculada por meio do programa "60 Minutes", da CBS, informa que o apagão de 2007 no Espírito Santo, que prejudicou mais de três milhões de pessoas, e a falta de energia elétrica de 2005, rgistrada no Rio de Janeiro, foram causados por hackers (invasores de sistemas).

Segundo o programa exibido pela rede norte-americana CBS, as informações foram colhidas em uma investigação sobre a ameaça de ataques virtuais nos Estados Unidos (EUA).

Ataque semelhante nos EUA

O ex-chefe da inteligência americana Mike McConnell declarou ao "60 Minutes" que acredita na possibilidade de um ataque semelhante nos Estados Unidos. Segundo ele, caso um grupo de hackers consiga se inflitrar no sistema elétrico americano, "os Estados Unidos não estarão preparados para enfrentar semelhante ataque".

Segundo a reportagem, os sites da Casa Branca, do Departamento de Estado e do Pentágono já foram alvo de hackers em 2009. O programa indica que há suspeitas de que a Coreia do Norte possa ser um dos responsáveis. A Coreia do Sul e os EUA fecharam em maio um acordo de cooperação para combater ataques virtuais contra seus sistemas de defesa.

Jim Lewis, diretor do Center for Strategic and International Studies, disse ao "60 Minutes" que a segurança virtual dos Estados Unidos tem sido atacada, a partir de outros países, com frequência nos últimos anos - incluindo o comando das guerras no Afeganistão e no Iraque.