Conforme adiantamos: Rússia e Índia assinarão acordos de cooperação militar até 2020

Da EFE - Via G1

A Rússia e a Índia assinarão em dezembro deste ano vários acordos de cooperação militar até 2020, disse hoje o ministro da Defesa russo, Anatoli Serdiukov, após manter conversas com seu colega indiano, A. K. Antony.

"Confiamos em que os acordos intergovernamentais de cooperação militar para os anos 2011-2020 que serão assinados em dezembro, durante a visita a Moscou do primeiro-ministro da Índia, serão o passo seguinte em nossas relações em âmbito técnico-militar", disse Serdiukov, citado pela agência "Interfax".

O chefe da defesa russa fez esta declaração ao final da nona sessão da comissão intergovernamental russo-indiana para a cooperação militar, realizada em Moscou.

Segundo um comunicado emitido pelo Ministério da Defesa da Rússia, a reunião serviu para "determinar os passos necessários a fim de preparar os programas de cooperação técnico-militar para a próxima década".


As autoridades russas indicaram que as partes se comprometeram a encontrar em breve uma solução para os problemas relativos à reparação e modernização de um porta-aviões para a Marinha indiana, uma tortuosa transação que se arrasta desde 2004.

Naquele ano, Rússia e Índia assinaram um contrato de US$ 1,5 bilhão para a venda do porta-aviões, número que incluía a embarcação e 16 aviões, assim como os trabalhos de modernização.

No entanto, no final de 2007, Moscou comunicou oficialmente a Nova Délhi que, no momento do fechamento do contrato, houve erros graves de cálculo e que o volume dos trabalhos de modernização requer financiamento adicional significativo.

Um alto funcionário próximo às negociações disse então a um jornal de negócios russo que a Rússia calcula as despesas adicionais em US$ 1 bilhão, enquanto a Índia considera justificável apenas metade dessa quantia.