Flanker para o Equador ?

By Vinna com informações do Ria Novosti, Argenpress e Pravda

O presidente equatoriano Rafael Correa irá a Moscou para discutir compra de armas, em especial a compra de vários helicópteros e sistemas de defesa aérea incluindo no pacote mísseis IGLA. Fontes militares equatorianas dão conta que deverá ser formalizada à compra de mais dois helicópteros Mi-17 que devem se juntar as três outras aeronaves recebidas ano passado. (Nota do Blog especula-se que o Equador poderia devolver os helicópteros indianos Dhruv caso se comprove que o acidente ocorrido foi motivado por uma falha irreparável no projeto da aeronave)

Fontes ligadas a Rosoboronexport dão conta que espera-se que o Equador efetive a intenção de compra de seis caças Sukhoi Su-30MK2 Flanker (com opção de mais seis) o que elevaria o “pacote” de financiamento para mais de 200 milhões de dolares.

Mas tanta cortesia por parte dos russos tem um preço. Os Russos esperam que o Equador reconheça a independência da Abkhazia e Ossétia do Sul (regiões antes pertencentes a Geórgia). Uma fonte do Ministério Russo de Negócios Estrangeiros disse que o Equador deverá anunciar oficialmente a sua posição durante a visita do Presidente Equatoriano.