Nau portuguesa descoberta no Brasil

Fonte: Blog da Embaixada de Portugal

Uma equipe de mergulhadores encontrou perto da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, restos de uma embarcação portuguesa do século XVIII.

Segundo o jornal “Globo”, a nau terá naufragado com um tesouro avaliado em 670 milhões de euros. Viajava da China para Lisboa quando, numa escala no Brasil, se afundou carregada com 136 peças de porcelana chinesa da era da terceira Dinastia Qing. Uma era da qual há apenas um vaso num museu imperial chinês.

"Os chineses eram conhecidos pelos cuidados com que embalavam a porcelana. É muito provável que encontremos peças inteiras", afirmou José Galindo, autor da descoberta.

O problema é que para encontrar o tesouro é preciso investir uma pequena fortuna. Segundo as contas de Galindo, só para desenterrar uma parte da nau é necessário um investimento de 196 mil euros. Caso a intenção seja trazê-la à superfície, o custo ultrapassa os 1100 milhões de euros.Números que não afastam interessados, já que segundo afirmou o mergulhador, há já várias empresas internacionais interessadas em patrocinar as investigações arqueológicas.

Leia mais na RadioRenascença e no jornal A Bola