ITÁLIA: MINISTRO DA DEFESA SAÚDA TRIPULAÇÃO DE PORTA-AVIÕES QUE IRÁ AO HAITI

Fonte: ANSA

O ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, faz hoje uma visita à cidade de Muggiaro, para saudar a tripulação do porta-aviões italiano Cavour, que parte hoje ao Haiti para ajudar no socorro às vítimas do terremoto que atingiu o país.

O comandante da embarcação, Gianluigi Reversi, de 46 anos, disse hoje estar orgulhoso por poder participar da missão no país caribenho, que teve sua capital, Porto Príncipe, devastada há uma semana por um tremor de terra de 7 graus na escala Richter.

Antes de chegar ao Haiti, o Cavour fará escala no Brasil, onde embarcarão helicópteros da Forças Armadas e uma equipe de profissionais da área da saúde. O local de ancoragem em território brasileiro ainda não foi definido.

"Caminhando pelos corredores do navio e ficando em silêncio, tive a oportunidade de ouvir os sentimentos dos militares que estão para partir ao Haiti. Estão conscientes de que se trata de uma operação importante e daquilo que os espera", assegurou o comandante.

Reversi, que está à frente da embarcação há cinco anos, explica que as principais funções do navio no Haiti serão, além de servir como base aérea, socorrer os feridos em seu centro médico e ajudar em operações logísticas.

"Estou orgulhoso de partir para essa missão. Até a minha esposa, mesmo triste pela separação deste período, que pode durar dois ou três meses, disse: 'estou contente por você, vai fazer uma coisa boa'", comentou o comandante.

O navio partirá para o Haiti com mantimentos enviados pelo Programa Alimentar Mundial (PAM). O Cavour é o primeiro porta-aviões da Marinha italiana e se destaca por possuir o sistema de propulsão não nuclear mais potente do mundo.

Com 220 metros de comprimento, ele pode abrigar até 20 aeronaves, entre helicópteros e aviões. A embarcação possui ainda 1.360 quilômetros de cabos, o equivalente à extensão da Itália. Cerca de 10% de sua tripulação é composta de mulheres.