http://www.nossanoite.com.br/divadomasini/fotos/espionagem.jpg

Pentágono investiga espionagem no Afeganistão e no Paquistão

O Pentágono investiga um de seus altos funcionários, suspeito de liderar uma rede de espionagem privada no Afeganistão e Paquistão, afirmou nesta segunda-feira o secretário de Defesa, Robert Gates.

"Temos uma investigação em curso para determinar os fatos", declarou Gates durante coletiva de imprensa à qual também participou seu colega canadense, Peter McKay. "E se descobrirmos que é necessário realizar mudanças, nós o faremos".

Segundo o New York Times, em reportagem publicada em 15 de março, citando fontes militares anônimas e empresários no Afeganistão e nos Estados Unidos, uma autoridade do Departamento americano de Defesa, Michael Furlong, subcontratou empresas de segurança privadas que empregavam ex-agentes da CIA e de forças especiais americanas.

Esses subcontratados buscavam informação para localizar militares islâmicos e acampamentos de rebeldes, detalhou o jornal. Esses dados eram enviados a autoridades do Exército e da Inteligência para depois serem usados em ataques aéreos no Paquistão e no Afeganistão.

"Francamente, é algo que, em princípio, vejo com preocupação, mas não tenho elementos suficientes para afirmar que isso realmente aconteceu", declarou Gates, ex-diretor da CIA, a central de inteligência americana.

Fonte: G1