O governo iraniano garantiu nesta quarta-feira que seu espaço aéreo foi violado pelo menos seis vezes por aviões estrangeiros, que foram interceptados e levados para fora da fronteira. A invasão teria acontecido na terça, mesmo dia em que o país iniciou os maiores exercícios de defesa antiaérea de sua história.

Segundo o general Hamid Arjangi, porta-voz dos exercícios militares, os sistemas de artilharia iranianos chegaram a ser colocados em alerta. Ele não explicou, no entanto, se os aviões eram tripulados ou não e por qual lado da fronteira entraram.

TPS-43 based 3D radar

Um porta-voz de uma base da Marinha americana no Bahrein, na margem oposta do Golfo Pérsico, disse não ter qualquer informação de que o espaço aéreo de algum país da região foi violado.

As manobras de defesa iniciadas na terça vão durar cinco dias, se concentram perto de instalações nucleares e incluem o uso de mísseis de longo alcance.

O Irã torna públicos com frequência os progressos em sua capacidade militar, como forma de mostrar que está preparado para reagir a uma eventual agressão.

Fonte: O Globo