O US Coast Guard formalizou a verba de US$ 157,9 milhões para cobrir a compra de quatro aviões de patrulha costeira CN235-300M, a serem configurados pela EADS North América. As aeronaves, com, entregas previstas para o fim de 2011 e o início de 2012, serão equipadas para vigiar as rotas marítimas entre o México e os Estados Unidos.

Fonte: Aerobussines (Roberto Pereira)

Nota: O CN-235 é um avião turbo-propulsado de transporte táctico e patrulha marítima desenvolvido conjuntamente por CASA em Espanha e IPTN na Indonésia. O CN-235 é um cargueiro bimotor de asa alta que ocupa o segmento entre cargueiros ligeiros como a CASA C-212 e médios como o Transall C-160. No transporte militar regular, está destinado a missões de transporte de curto e médio alcance, tanto de soldados como de ónus. Um dos objectivos do CN-235 é o poder operar a baixa altitude com eficácia para diminuir no possível sua vulnerabilidad. O C-295 é um desenvolvimento do CN-235.


As aeronaves serão adquidas via 'Iniciativa Mérida'. Inicialmente falava-se em um ou dois aviões CASA CN-235 para patrulha marítima. A Iniciativa Mérida (às vezes chamada Plano Mérida ou Plano México) é um tratado internacional de segurança estabelecido pelos Estados Unidos em acordo com México e os países da America Central que visa combater o narcotráfico e o crime organizado. O acordo foi formalizado pelo Congresso dos Estados Unidos e empreendido pelo então Presidente George W. Bush em 30 de junho do 2008.

México é a rota principal pela que transita cocaína e outras drogas destinadas ao consumo nos Estados Unidos e o governo Americano calcula que os narcotraficantes mexicanos lucram cerca de vinte e três mil milhões de dólares/ano.