Na próxima semana, uma delegação da Força Aérea do Uruguai , liderada por seu Comandante, General da Força Aérea Washington Martinez, irá a China, a convite da empresa CATIC (China National Aero Technology-Import and Export Corporation) para a avaliação técnica dos treinadores K-8 e L-15 e do avião de transporte Y-12.

A CATIC está fazendo uma oferta forte na comercialização de L-15, um treinador supersônico com controles FBW e capacidade de combate, o modelo é derivado do Yak-130, estaria sendo oferecido ao custo de de 15-18 milhões de dólares a unidade.

A visita inclui ainda a avaliação do treinador modelo K-8 (foto acima nas cores da Bolivia) que já encontra-se em serviço nas Forças Aéreas da Bolívia e Venezuela, o que viabilizaria a Força Aérea do Uruguai - FAU em caso de escolha do tipo a conversão e treinamento dos seus pilotos e corpo técnico em um dos paises usuários sem ter que deslocar pessoal a China.

FAU analisa a algum tempo um substituto dos seus Cessna A-37 Dragonfly e tem avaliado várias opções, como o Pampa AT-63, L-159, M-346, caças F-5 e F-16 usados. A China ja fez oferta ao uruguai de caças J-7 no passado (o Brasil ja flertou com a cópia Chinesa do MiG-21 nos anos 80). Hoje a opção "China" se mostra muito viável economicamente. No momento não se sabe se a data definida pela FAU para a aposentadoria dos seus A-37, mas estima-se não deva exceder os próximos dois anos.

Por outro lado a Harbin (atual CATIC) y-12 é um avião projetado e contruído na China, da mesma categoria do Bandeirante, e do De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter. Não é exagero dizer que o Y-12 é o "Twin Otter" Chinês, de quem herda a configuração geral e os bons motores Pratt & Whitney da série PT-6. A aeronave é vista como prossivel substituta dos CASA C-212 Uruguaios.

By Vinna com informações do Defensa.com via: Maquina de Combate