O Governo do Chile concluiu as negociações com o governo francês no sentido de efetivar a compra do navio de desembarque anfíbio, LSD Foudre que irá substituir o LST Valdivia - da Classe Newport, descomissionado em 14 de janeiro de 2011, pela Marinha Chilena após 15 anos de serviço.

A Marinha Francesa operou dois navios da classe Foudre o L9011, encomendado em 1990 e Siroco - L9012 coimissionado em 1998, ambos construídos pela DCNS e com com deslocamento máximo de 11800 toneladas. Possui um guindaste de capacidade de elevação com 37 toneladas de carga. O elevador do navio pode operar com pesos de até 52 toneladas. O convés de vôo tem 1.450 metros quadrados, com espaço para operar sete helicópteros de grande porte similares ao Cougar, em três helipontos.

O navio alem de servir para o desembarque de tropas, serve para dar suporte em missões de ajuda humanitária, funcionando inclusive como navio hospital com 2 salas de cirurgia e 47 leitos, podendo acomodar até 1.600 pessoas. O Foudre tem capacidade de operar no mar por cerca de 30 dias. O navio havia sido oferecido as Marinhas da Argentina e do Brasil.

By Vinna com informações do El Comercio e Infodefensa