Xeque Hassan Nasrallah afirma que grupo xiita pode surpreender em possível guerra contra exército israelense

O líder Hezbollah, o xeque Hassan Nasrallah, disse nesta quinta-feira que o avião não-tripulado derrubado por Israel pertence ao grupo grupo xiita libanês. Na semana passada, a força aérea isralense perseguiu a aeronave até a região do deserto de Negev, onde disparou mísseis para interceptá-lo.

"O avião foi enviado pela resistência libanesa Hezbollah pelo mar e chegou ao sul da Palestina ocupada", afirmou Nasrallah em discurso transmitido por videoconferência, no qual qualificou este fato de "operação muito importante na história da resistência".

Imagem divulgada pelo Exército de Israel mostra momento em que um avião F-16 abate um drone não tripulado
 
Segundo o líder do grupo xiita, "é a primeira vez que a resistência tem essa capacidade e utiliza esse tipo de aparelho", embora Israel já tenha anunciado em 2004 e 2006 que havia derrubado aviões não-tripulados do Hezbollah.

Nasrallah explicou que o avião era de fabricação iraniana e destacou que têm "direito legítimo de enviar aviões de espionagem", disse. "Podemos trabalhar a sério e violar todas as medidas tomadas pelo inimigo e isso nos dá confiança em nossas capacidades", ressaltou Nasrallah, que previu "muitas surpresas se houver uma guerra" com Israel.

No último dia 6 de outubro, o exército israelense informou que tinha interceptado e derrubado um avião não-tripulado que penetrou em seu espaço aéreo.

De acordo com os primeiros relatos, a aeronave enviada pelo Hezbollah não carregava explosivos e aparentava ser utilizada para espionar o território vizinho. O grupo raramente assuem autoria de manobras militares semelhantes. A videoconferência do líder máximo da resistência palestina pode significar um aumento na tensão entre os radicais xiitas e o governo de Israel.

Fonte: iG (com EFE) - Fonte: AP - Noticias Sobre Aviação