Comerciantes da região comemoram o aumento do movimento de clientes.  Bióloga explica que a espécie é inofensiva e que o fenômeno é raro.


Uma árvore coberta por uma teia gigante de aranhas virou atração no Centro de Curitiba. A comerciante Amarilde Pereira da Silva comemora a novidade e diz que o local virou ponto turístico.
"Não só eu, mas todos os comerciantes daqui tem muito a agradecer à natureza. E as aranhas construíram a teia muito rápido, ela começou pequena e eu achei que não ia aumentar, mas foi muito rápido", explica.
"E eu acredito que fui privilegiada porque ela fica bem na frente da minha lanchonete. Os curiosos vem aqui para tirar foto e sempre acabam fazendo um lanchinho. Espero que as aranhas fiquem aqui por muito tempo", brinca Amarilde.

A bióloga especialista em aranhas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Marta Fischer, analisou a imagem e explicou ao G1 que a teia foi construída por aranhas da espécie Anelosimus Eximius, também conhecidas como aranhas sociais. "Cada aranha faz a sua teia e depois elas se unem. O objetivo é capturar insetos", acrescenta.

Para a bióloga, o fenômeno é raro e deve ser considerado como um presente para os curitibanos. "As pessoas devem agradecer e admirar mesmo porque não é um bicho muito comum em áreas urbanas", conclui a bióloga, que afirma ainda que o veneno da espécie não causa riscos aos humanos.




Fonte: G1  - Via: Arquivos do Insólito