Tradução By Vinna.

Kazan: Um novo bombardeiro estratégico Tu-160 Blackjack foi oficialmente incorporado pela Força Aérea Russa durante uma cerimônia em uma fábrica de aviões em Kazan no Volga. Os Tu-160 são bombardeiros supersónicos com asas de geometria variável fabricados a partir de 1984 e foi aprovado pela Força Aérea em 1987. No entanto, após o colapso da União Soviética, foi reestruturado um plano novo plano de construção e incorporação que so foi aprovado em 2000. O novo bombardeiro se tornou a 16o do seu tipo em serviço com Força Aérea Russa. O plano apresenta um novo conjunto de sistemas de controle de incêndio, revisão nos equipamentos de navegação e aviónica. "Juntamente com os bombardeiros Tu-95 Bear, estes aviões vão ajudar a manter a paridade estratégica da Russia com potenciais oponentes e irá reforçar a segurança nacional da Rússia", disse o Chefe do Estado Maior da Força Aérea Igor Khvorov. O novo bombardeiro será incorporado ao 121o regimento de bombardeiros pesados baseado em Engels uma base aérea na região Saratov. De acordo com várias fontes, além de bombardeiros Tu-160 da Força Aérea Russa utiliza 22 bombardeiros Tu-141 e 40 bombardeiros Tu-95MS. A fábrica em Kazan, capital da República da Tartária no Volga, tem a capacidade de fabricar um pequeno número de Tu-160 mas em um futuro próximo, o presidente da Rússia Unified Aircraft Corporation (UAC) disse que a capacidade da fabrica será ampliada. "Em breve devemos concluir a construção de várias unidades de bombardeiros de longo alcance mais estratégicos para entrega-los a Força Aérea da Rússia", disse Alexei Fyodorov sem especificar o número de novas aeronaves. "Quanto ao desenvolvimento de um futuro bombardeiro, eles provavelmente terão um design totalmente diferente e especificações", disse ele, acrescentando que isso poderia levar vários anos para desenvolver demandas específicas para um novo conceito de um futuro novo bombardeiro estratégico. "Depois de terminar, que define a técnica make-up do futuro bombardeiro, vamos começar a desenhar modelos protótipo," Fyodorov disse. O Tu-160 BlackJack é bombardeiro pesado supersónico, com asas de geometria variável, concebido para atingir com armas nucleares e convencionais alvos continentais. A aeronave tem capacidade de operar em qualquer tempo de dia ou a noite, capacidade de operar em todas as latitudes geográficas. Seus porões de bombas podem carregar 6 Raduga KH-55 ou 12 mísseis cruzeiro Raduga KH-15 que são mísseis nucleares de curto alcance. O avião tem uma forte semelhança com os Bombardeiros B-1 Lancer americanos, embora seja significativamente maior, e com muito maior alcance, até ao limite de 11000 milhas sem reabastecimento. Rússia planos para atualizar a frota existente e construir pelo menos um ou dois novos bombardeiros para aumentar o número de aviões disponíveis para 30 em um futuro próximo. Presidente Russo Vladimir Putin anunciou a retomada dos voos estratégicos de patrulha em agosto último, dizendo que apesar de o país ter suspendido vôos de longa distância estratégica para regiões remotas, em 1992, outras nações tinham continuado a prática, e que tal prática comprometia a segurança nacional Russa. Apesar de ter sido uma prática comum durante a Guerra Fria para ambos os EUA e da União Soviética para manter no ar de forma permanentemente um bom numero de bombardeiros nucleares estratégicos, o Kremlin cortou as patrulhas de longo alcance, em 1992. A decisão surgiu como resultado do colapso da União Soviética, e o consequente caos económico e político. No entanto, o recém-ressurgimento da Rússia, inundada de petrodólares, fez com que o investido em tecnologia militar fosse revisto assim como o a retomada das patrulhas de longo alcance.

Russian Air Force receives new Tu-160 strategic bomber


Fonte: defencetalk

KAZAN: A new Tu-160 Blackjack strategic bomber officially entered service with Russia' Air Force during a ceremony at an aircraft manufacturing plant in Kazan on the Volga, a RIA Novosti correspondent reported on Tuesday. The Tu-160 supersonic bomber with variable geometry wings has been manufactured since 1984 and was adopted by the Air Force in 1987. However, after the collapse of the Soviet Union, only one such plane was built, and was adopted in 2000. The new bomber has become the 16th aircraft of its type currently in service with the Russian Air Force. The plane features a new set of fire-control systems, overhauled navigation equipment and avionics. "Together with Tu-95 Bear bombers, these aircraft will help us maintain strategic parity with potential foes and will bolster Russia's national security," Air Force Chief of Staff Igor Khvorov said. The new bomber will join the 121st heavy bomber regiment based at Engels airbase in the Saratov Region. According to various sources, in addition to Tu-160 bombers the Russian Air Force currently deploys 141 Tu-22M3 Backfire bombers and 40 Tu-95MS bombers. The plant in Kazan, the capital of the Volga republic of Tatarstan, has the capacity to manufacture a small number of Tu-160s in the near future, the president of Russia's Unified Aircraft Corporation (UAC) said at the ceremony in the city. "We will soon complete the construction of several more strategic and long-range bombers and deliver them to the Russian Air Force," Alexei Fyodorov said without specifying the number of additional aircraft. "As to the future aircraft, they will probably have a completely different design and specifications," he said, adding that it could take several years to develop specific demands for a new concept of a future strategic bomber. "After we finish outlining the technical make-up of the future plane, we will start designing prototype models," Fyodorov said. The Tu-160 Blackjack is a supersonic, variable-geometry heavy bomber, designed to strike strategic targets with nuclear and conventional weapons deep in continental theatres of operation. The aircraft has all-weather, day-and-night capability and can operate at all geographical latitudes. Its two internal rotary launchers can each hold 6 Raduga Kh-55 cruise missiles or 12 Raduga Kh-15 short-range nuclear missiles. The plane bears a strong resemblance to the U.S. B-1A Lancer strategic bomber, although it is significantly larger, and with far greater range, up to 11,000 miles without refueling. Russia plans to upgrade the existing fleet and build at least one new bomber every one-two years to increase the number of available aircraft to 30 in the near future. Russian President Vladimir Putin announced the resumption of strategic patrol flights last August, saying that although the country had halted long-distance strategic flights to remote regions in 1992, other nations had continued the practice, and that this compromised Russian national security. Although it was common practice during the Cold War for both the U.S. and the Soviet Union to keep nuclear strategic bombers permanently airborne, the Kremlin cut long-range patrols in 1992. The decision came as a result of the collapse of the Soviet Union, and the ensuing economic and political chaos. However, the newly-resurgent Russia, awash with petrodollars, has invested heavily in military technology, and the resumption of long-range patrols is widely seen among political commentators as another sign of its drive to assert itself both militarily and politically.

Força Aérea da Rússia recebe 16º exemplar do Tu-160

Fonte: revista asas

Em cerimônia realizada na fábrica de Kazan na tarde de ontem, em Volga, a Força Aérea da Rússia (VVS) recebeu o seu 16º exemplar do bombardeiro estratégio Tupolev Tu-160 “Blackjack”, codinome no qual a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) batizou o jato.

O Tu-160 possui asas de geometria variável, é equipado com quatro motores NK-321que geram potência necessária para que o avião desempenhe velocidades máximas de até 2.200km/h, alcance de 12.500km (sem reabastecimento em vôo) e capacidade para transportar até 165 toneladas de carga útil. Seus sistemas de armas são capazes de lançar bombas convencionais ou nucleares, incluindo entre elas os mísseis Cruise Raduga Kh-15P (12 em cada aeronave, com ogiva nuclear e alcance de 300km) ou o Raduga Kh-55SM (seis por aeronave, nuclear e alcance de 3.000km).

Este exemplar entregue para a VVS já incorpora os mais modernos sistemas de armas, navegação e comunicação desenvolvidos para o jato supersônico. “Junto com os Tupolev Tu-95 “Bear”, este exemplar vai nos ajudar a manter a paridade estratégica com potenciais inimigos e também reforçar a segurança nacional da Rússia”, declarou o Chefe de Estado da VVS, Igor Khvorov.

O Tu-160 vai integrar o 121 Tiazholyi Bombardirovochnyi Aviatsionnyi Polk (TBAP, regimento de bombardeiros pesados), localizado na Base aérea de Engels, na região de Saratov. Além dos Tu-160, a VVS possui outros 141 Tu-22M3 Backfire e 40 Tu-95MS Bear em sua aviação estratégica.

A intenção é que sejam fabricados mais 14 exemplares do Tu-160, para serem entregues em intervalos de dois anos, mantendo a capacidade atual da fábrica de Kazan. A Rússia também mantém planos para modernizar a frota de aeronaves existentes, porém ainda não há previsão de quando esse programa vai iniciar.

No dia 17 de agosto do anos passado, a aviação estratégica da Rússia voltou a voar longe, depois que o seu presidente, Vladimir Putin, anunciou a decisão de retomar permanentemente os vôos de aviões estratégicos nas zonas patrulhadas pelos Estados Unidos e pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Esses tipos de vôos estavam suspensos desde 1992.

"Esperamos que nossos parceiros (do Ocidente) mostrem compreensão perante a retomada dos vôos da aviação estratégica russa. A partir de hoje (17 de agosto de 2007), essas operações serão realizadas de maneira regular e terão caráter estratégico", declarou Putin.

Putin lembrou ainda que “a Rússia tinha decidido ‘unilateralmente’ suspender esses vôos em 1992 e, infelizmente, o exemplo não foi seguido por todos os países, criando problemas adicionais para a segurança da Rússia. Por isso, tomamos a decisão de retomar os vôos da aviação estratégica russa", referindo-se às ações dos EUA e da Otan.