Typhoon-II «Eurofighter»
Caça de superioridade aérea (Eurofighter)
Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 14.96 M
Envergadura: 10.95 M
Altura: 5.28
2 x motores Eurojet EJ-2000 Turbofan
Potência total: 18000 Kgf
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 9750 Kg
Peso máximo/descolagem: 21000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 13
Capacidade de carga/armamento: 6500 Kg
Tripulação / passageiros: 1/2
Velocidade Maxima: 2387 Km/h
Máxima(nível do mar): 1470 Km/h
De cruzeiro: 980 Km/h
Autonomia standard /carregado : 1200 Km
Autonomia máxima / leve 2700 Km.
Altitude máxima: 19800 Metros

ARMAMENTO:
Canhões
- 1 x 27mm Mauser BK-27 (Calibre: 27 )
mísseis:
Ar Ar: mísseis AIM120 Amraam, Meteor, Sidewinder, Asraam, IRIS-, Sidewinder, Asraam, IRIS-T
Ar terra: mísseis Storm Shadow, Taurus MAW, Brimstone ( Hell Fire) Bombas Guiadas a laser.
Radares
- Thales group ECR-90 «Captor» - Multi-modo/Pulso Dopler (Alcance médio: 135Km)

Como caça de superioridade aérea, a principal função do Eurofighter / Typhoon-II é a de garantir o dominio dos céus, através da utilização integrada dos seus sensores e mísseis com capacidade para atingir alvos para lá do alcance visual.

Embora essa seja a sua função principal, o Eurofighter está equipado com capacidades que permitem a sua utilização em missões de ataque com bombardeamento de precisão. A sua gama de sensores permite-lhe agir em conjunto com forças no terreno.
O Typhoon-II tem também capacidade para com os seus sofisticados sensores, operar contra defesas aéreas inimigas.

Entre outras capacidades do Eurofighter, está a capacidade do seu radar, que lhe permite operar como aeronave de defesa naval, em coordenação com navios de superficie e outras aeronaves de controlo marítimo.

ARTIGO: CAMPO DE BATALHA AÉREA


DESCRIÇÃO
O Typhoon será o novo caça de interceptação de muitos países europeus, começando pelos seus construtores, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha. E também já foi encomendado pela Arabia Saudita.O Typhoon assumirá a posição de vários aviões de combate, sendo eles o Panavia tornado IDS/F3, o F4 Phanton alemão, O F104 starfighter italiano e o Mirage F1 Espanhol, e isso dá para se ter uma idéia da responsabilidade que esse novo caça terá que levar em suas costas. Esse avião sofreu de pesados obstáculos políticos e financeiros durante seu desenvolvimento já que seu valor de célula é bem salgado estando em torno de U$60.000.000,00 por unidade. Mas passada a tempestade esse caça já está com encomenda feita pelos 5 países citados no começo desse trabalho.


Acima: Um Typhoon acelera com o pós combustor a plena potencia para mais uma missão de treinamento. A relação peso potencia do Typhoon está em 1.15, permitindo acelerações muito rápidas.
O Typhoon foi concebido para a alta manobrabilidade e elevado índice de potencia para se dar bem em combates aéreos fechados, e também está equipado para superar seus inimigos em combates além do alcance visual (BVR), através de seu radar ECR-90 que é capaz de apresentar 12 alvos mostrar qual é o mais perigoso, e atacar 8 simultaneamente com mísseis AIM 120 Amraam ou o novo míssil Meteor que tem alcance de +100km. O ECR-90 possui um alcance máximo de 370 Km contra alvos vindo do alto ou 175 Km contra alvos vindos de baixo. Apesar de tudo isso é interessante notar que o radar ECR-90 é de varredura mecânica como os radares atuais, mas existe um programa anglofrances para o desenvolvimento de uma antena de varredura eletrônica ativa (AESA) que será usado pelo Typhoon e pelo Rafale frances na futura versão F-3. Esta nova antena está sendo desenvolvida dentro do programa AMSAR, que dará melhores capacidades de combate ao Typhoon e para o Rafale também. Além do radar, também está instalado um sistema IRST Pirate para detecção passiva e designação de alvo para armas, similar aos instalados nos caças russos e no rafale. Trata-se de um importante sistema de detecção já que permite uma saída para eventuais inimigos Stealth que possam surgir. Além disso , esse sistema pode ser usado no combate fechado dando a referência para o disparo dos mísseis off boresight. esse sistema está integrado ao capacete do piloto que, como os caças russos, só precisa olhar para o alvo, selecionar o míssil e disparar.No combate aéreo fechado as armas que podem ser usadas pelo Typhoon são os mísseis sidewinder ou os novos mísseis Asraam e IRIS-T com capacidade de engajamento de alvos que estejam a 90º em relação a cauda do inimigo.
Acima: Os Typhoon biposto foram os primeiros a serem entregues para as 4 forças aérea participantes do consórcio devido a necessidade de treinar os pilotos na nova aeronave.
O Typhoon é uma aéronave multifunção e por isso transporta armas ar terra também.E entre as armas mais interessantes, está o míssil brimstone, que é um míssil ar terra baseado no Hellfire americano e que pode ser usado contra veículos e alvos fortificados a um alcance de até 32 km. Além desse míssil o Typhoon pode ser armado com mísseis anti-radar Alarm que são guiados pelas ondas de radares do inimigo. O alcance do Alarm é de 45 km.
O novissimo míssil de cruzeiro Storm Shadow é outro trunfo do Typhoon. Este missil tem uma ogiva de 450 kg de alto explosivo (HE) a um alcance de 250 km. O armamento interno do Typhoon é o potente canhão Mauser BK-27 de 27 mm, do mesmo tipo que o usado no caça JAS-39 Gripen. Este canhão consegue uma cadência de tiro da ordem de 1700 tiros por minuto, e o Typhoon transporta 150 tiros.
Acima: O missil de cruzeiro Storm Shadow é a principal arma de ataque stand off do Typhoon. Com este missil os alvos podem ser destruidos a 250 km preservando a integridade do caça diante de uma eventua defesa antiaerea.
A propulsão do Typhoon é feita por dois motores Eurojet EJ-200, cujo empuxo máximo é de 9000 kgf, com a pós-combustão, e 6000 kgf com empuxo seco. Este moderno motor, teve seu desenvolvimento feito em paralelo com desenvolvimento do Typhoon. Quando o primeiro protótipo do Typhoon estava pronto, os motores, ainda não tinham sido entregues, sendo que acabaram por instalar a mesma turbina dos Tornados neste protótipo, a RB-199 para iniciar os testes
Acima, um Typhoon faz uma passagem em baixa altitude. Além da defesa aérea, os Typhoon, substituirão alguma unidades de ataque equipadas, atualmente, com Tornados IDS, para ataque ar terra.

Informação genérica: O Eurofighter, uma aeronave de combate com capacidade para operar desde pequenos aerodromos comoeçou a ser desenvolvido internacionalmente por um consórcio de que participaram o Reino Unido e a Alemanha, com 33% do programa cada um, 21% para a Itália e 13% para a Espanha.

O projecto foi desenvolvido de forma comum, considerando as necessidades de cada uma das forças aéreas dos países constituintes do programa, sendo a supervisão geral de responsabilidade da emprea Eurofighter GmbH sedeada na Alemanha.

Pensado desde o inicio para ser um caça de superioridade aérea, foram anunciadas inicialmente 765 intenções de encomenda para as quatro forças aéreas, tendo esse numero sido posteriormente reduzido para 600.

Durante o desenvolvimento do programa, por volta de 1992, houve necessidade de efectuar alterações ao projecto e dessas alterações surgiu um novo avião conhecido como «Eurofighter-2000». O principal objectivo era reduzir os custos do projecto, resultando em várias versões do avião, a mais económica das quais ficou cerca de 30% mais barata que o avião original.

Os primeiros protótipos do EFA como era conhecido, estavam equipados com dois motores Turbo-Union RB199-122, enquanto que os protótipos seguintes foram equipados com o motor Eurojet EJ-200, com uma potência com pós-combustão, na casa dos 9100Kgf. cada um.

O primeiro voo do avião teve lugar em 27 de Março de 1994.

O EFA foi previsto para transportar um canhão de 27mm montado internamente, juntamente com 10 mísseis ar-ar.

TYPHOON EM VIDEO: