Fonte: V COMAR - FAB
Estão em fase final os preparativos para a viagem do 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação (1º/14º GAV) aos Estados Unidos, onde participará da Operação Red Flag 08-3. A partida será no sábado (12/07) pela manhã. Além dos seis F5M do 1º/14º GAV, estarão envolvidos na manobra uma aeronave KC-137 – Boeing – do 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT) para o reabastecimento em vôo, e um C-130 como apoio ao traslado. Serão 86 militares brasileiros participando da operação, entre pilotos, mecânicos e Estado-Maior, responsável por todo o planejamento, coordenação e execução das atividades.
Segundo o comandante do 1º/14º GAV, Tenente-Coronel Fleury, as aeronaves estão prontas para a decolagem e o material está preparado para ser embarcado no Hércules que irá transportá-lo. Além disso, as aeronaves reservas já partiram para os Estados Unidos. O comandante explica que faltam poucos acertos finais e está correndo tudo dentro do previsto.
Pela segunda vez em sua história, a Força Aérea Brasileira (FAB) participa do maior exercício aéreo do mundo. Realizada na Base Aérea de Nellis-NV (NLAFB), nos Estados Unidos da América (EUA), a Red Flag, é uma manobra, de responsabilidade do Air Combat Command (ACC) - Força Aérea Americana (USAF), concebida para proporcionar treinamento num ambiente simulado de combate para o pessoal da USAF, com participação de Forças Aliadas.
Brasil participa de operação nos EUA
Fonte: Zero Hora via NOTIMP FAB: 195/2008 de 13/07/2008
Seis caças partiram da Base aérea de Canoas para treinamento que terá custo de US$ 1 milhão (R$ 1,6 milhão)
Com seis caças F-5M e um avião reabastecedor KC-137 (Boeing 707), militares da Força aérea Brasileira (FAB) decolaram na manhã deste sábado para uma guerra simulada nos Estados Unidos.
O grupo formado por 86 militares partiu da Base aérea de Canoas com destino à base de Nellis, em Las Vegas, onde participará da Operação Red Flag (Bandeira Vermelha), um dos principais treinamentos da Força aérea Americana, que incluirá ainda a Turquia, a Suécia e o México.
Até os Estados Unidos, serão 12 mil quilômetros de vôo com escalas em Anápólis (GO), Boa Vista, Barranquilla (Colômbia) e Mérida (México). Entre cada trecho, os aviões farão reabastecimentos durante o vôo. Somente entre Mérida e Las Vegas, serão três procedimentos. Para os brasileiros, o deslocamento que se encerra na segunda-feira já é considerado uma operação. Em território americano, os militares farão 200 vôos (cerca de 10 vôos diários) totalizando 500 horas de treinamento.
- É uma manobra de alto risco porque simula ameaças aéreas e terrestres em um ambiente controlado de diversas formas, uma guerra eletrônica - informou o chefe do Estado Maior da 3ª Força aérea, coronel-aviador Ricardo Pucci Magalhães.
De Canoas, participam 58 militares do Esquadrão Pampa e um controlador de vôo. Os demais são de unidades da FAB do Rio de Janeiro. O custo da participação brasileira é de US$ 1 milhão (R$ 1,6 milhão). Esta é a segunda vez que o Brasil participa da Operação Red Flag, realizada desde a década de 1970. A outra foi em 1998.
Para o treinamento deste ano, parte do território do Estado de Nevada será dividida em dois países, A e B. Serão simuladas a invasão do país B pelo país A, o ataque a alvos militares e a defesa feita pela força de coalizão. O México participará apenas como observador, sem aviões.
Como parte do teste, serão utilizados equipamentos para causar interferência em rádios e GPS. Os aviões não usarão munição. O retorno dos brasileiros será dia 5 de agosto.
À la chasse Tchê - Esquadrão Pampa
voa alto e parte para o Red Flag
DEFESANET - Kaiser Konrad
O grupo composto por 86 militares e sete caças F-5EM do 1º/14° GAv partirá na manhã de sábado (12 Julho) da Base Aérea de Canoas com destino a Anápolis. No domingo seguem para Boa Vista, de onde na terça-feira decolam seis caças para Mérida, no México, chegando no dia seguinte à Base Aérea de Nellis, no deserto de Nevada, berço dos Agressors.
Durante o deslocamento até os Estados Unidos, os militares não poderão sair das bases aéreas. “A ordem é imersão total neste ambiente de guerra (simulada)”, disse uma fonte de Defesanet.
Os pilotos estudaram nesta semana a rota que será usada na ida e volta a Nellis, os pontos de reabastecimento em vôo e alternativas de pouso, com atenção especial à meteorologia do Caribe, tendo em vista o início da temporada de furacões na região.
(Veja vídeo de C-99 da FAB enfrentando o furacão Dean sobre a Ilha Hispaniola – Caribe)
A prévia do Red Flag, que serviu também como treinamento final para a Cruzex 2008 aconteceu no mês passado durante a Operação Centro-oeste. Ela foi fundamental para o avanço das táticas de combate aéreo que serão empregadas nos Estados Unidos. A fraseologia usada nas comunicações com os pilotos dos Mirage 2000 e os operadores do R-99A era toda em inglês.
Após o término das operações aéreas da manobra, diariamente por volta das 18h30min começava o expediente Red Flag. Eram palestras que iam até quase madrugada onde se estudavam todos os aspectos táticos relacionados a esta que é a missão mais importante da história do Esquadrão Pampa. “Isso possibilitou um ganho de tempo para que pudéssemos nos concentrar nos aspectos logísticos e do deslocamento”.
Cobertura Defesanet
Foi após o mundo saber com exclusividade em Defesanet sobre a façanha alcançada pelos pilotos do 1º/14º Gav na Cruzex 2006, até então mantida em segredo nos altos escalões da FAB e ainda hoje não admitida pela Armée de l´Air, é que a USAF deu real importância e decidiu convidar a FAB para retornar ao Red Flag, desta vez com os F-5EM. Para os americanos, os brasileiros só seriam capazes de se defender se o inimigo fosse alguma das nações com que faz fronteira. Após a CRUZEX 2006 a história tomava outro rumo.
Com extrema complexidade e um grau de dificuldade muito superior ao da manobra realizada no Brasil, em 2006, o Red Flag é aguardado com expectativa por civis e militares.
O resultado deste exercício juntamente com o da próxima edição (IAF participa com SU-30 MKI) dele poderão ter reflexo no futuro do programa F-X2 e o moral dos pilotos de combate brasileiros. Talvez seja por isso que o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica não tenha permitido a participação de nenhum jornalista.
Mas não entendem da mesma forma aqueles que treinaram diuturnamente durante oito meses e que serão as asas do Brasil no mais importante exercício aeronáutico do mundo:
“Posso lhe afirmar que os membros do Esquadrão Pampa têm ficado bastante motivados com os textos, e, em ler no Blog do Defesanet a reação dos leitores. E por isso estamos todos muito imbuídos da nossa responsabilidade. O desgaste tem sido grande, mas as reações que acompanhamos das pessoas que vibram e torcem pelo nosso sucesso, tem sido um elixir motivador para nossa equipe”.
Defesanet, ao criar grito de guerra para esta Operação Red Flag, deseja a todos os militares do Esquadrão Pampa uma ótima missão.
À la chasse tchê!
Acesse o Blog do Defesanet e deixe também sua mensagem aos pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que vão participar do Red Flag 2008.
DEFESA@NET
SU-30MK Derrota o F15C "Todas as Vezes" - Aviation Week - 2002
http://www.defesanet.com.br/noticia/su30mkxf15/
http://www.defesanet.com.br/fx/garuda_II.htm
U.S., Indian Airmen Take Next Step in Growing Relationship - 2005
http://www.defesanet.com.br/india/cope_india_05.htm
Lockheed Martin produz os Únicos Caças de 5ª Geração do Mundo Visão da LM para o Futuro dos Combates Aéreos F/ A 22 Raptor e F-35 JSF - 2005
http://www.defesanet.com.br/tecno/lm_5th_fighters.htm
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