Militares da FAB partem para Operação Red Flag nos Estados Unidos

Fonte: CECOMSAER - FAB

Após uma madrugada de preparo e últimos acertos, seis aeronaves F-5M, do 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação (1º/14º GAV), Esquadrão Pampa, decolaram, hoje pela manhã, da Base aérea de Canoas com destino aos Estados Unidos, onde será realizada a Operação Red Flag.

A maioria dos militares que participarão da Operação seguiu embarcada em uma aeronave KC -137 do 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT), Esquadrão Corsário, que cumprirá missões de Reabastecimento em Vôo com as aeronaves F-5M.


Um C-130 Hércules também partiu, nesta segunda (dia 14) para a Red Flag como o material logístico que será utilizado na manobra.



Ao todo, 86 militares da FAB participam desse exercício, juntamente com militares das Forças Aéreas dos Estados Unidos, Suécia e Turquia. A partida das aeronaves teve ampla cobertura da imprensa gaúcha, que acompanhou os últimos preparativos e fez imagens das decolagens.



Para o Coronel Magalhães, Chefe do Estado-Maior da Terceira Força Aérea, essa oportunidade será importante para avaliar o desempenho dos nossos pilotos em ambientes hostis de combate (simulado) como também a averiguação do F5M (modernizado) que recentemente recebeu atualização tecnológica.

Assista à entrevista com o Coronel Magalhães na TV Força Aérea.

Já para o Tenente-Coronel Fleury, Comandante do 1º/14º Grupo de Aviação, o ganho final da participação na Red Flag recai na melhor preparação para defender o país, com o crescimento profissional dos pilotos do Esquadrão Pampa, na medida em que o cenário a ser enfrentado por eles se aproxima muito ao de um combate aéreo real.

Assista à entrevista com o Tenente-Coronel Fleury

A viagem com destino à cidade goiana de Anápolis transcorreu sem problemas tendo os caças F5M feito um reabastecimento em vôo quando se aproximavam da lateral da cidade de Curitiba (PR).

Em torno das 12h30 as aeronaves pousaram na Base Aérea de Anápolis, encerrando o primeiro trecho da viagem de deslocamento para a Red Flag.

As equipagens foram recebidas pelo Brigadeiro-do-Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira Comandante da Terceira Força Aérea e do contingente da FAB na Operação Red Flag. Em entrevista à imprensa, o Brigadeiro Machado ressaltou a importância para o Brasil estar presente na Red Flag, na medida em que se aprimorará a doutrina e os pilotos da FAB. “Nós (FAB) estamos no mesmo nível dos pilotos e do planejamento executados pelos americanos para exercícios como a Red Flag”. Basta lembrar que a FAB realiza, a cada dois anos, um exercício de características similares à Operação CRUZEX, que está em sua quarta versão.

Assista à entrevista do Brig Machado, Cmt da FAE III

A participação brasileira na Red Flag será dividida em duas fases principais: FAM (familiarização), ou seja, ambientação ao território de combate; LIVEX, que são os combates simulados.


VIDEO DA MATERIA



Esquadrão Pampa inicia deslocamento aéreo
(inclui vídeo)


DEFESANET - Kaiser Konrad


Canoas/RS: Decolaram na manhã de sábado (12 Julho), exatamente às 10:00 Horas, seis caças F-5 EM do 1° Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, Esquadrã Pampa. Os militares seguiram para Anápólis, com paradas previstas em Boa Vista, Barranquilla (Colômbia) e Mérida (México).

No dia anterior outros dois caças já tinham partido para ficarem posicionados em Boa Vista caso houver necessidade de uma substituição de aeronave.

A FAB não quis fazer sua habitual escala em Maiquetia (Caracas) na Venezuela. Segundo informações apuradas por Defesanet, a súbita mudança do local da última parada na América do Sul é para não mostrar a aeronave brasileira aos venezuelanos, embora façam a travessia do país.

Existe entre as tripulações a expectativa de que os aviões sejam interceptados por Sukhois Su-30MKI da FAV durante a passagem sobre os céus da Venezuela. Durante todo trajeto aos Estados Unidos, os radares estarão em modo passivo. Nos doze mil quilômetros de deslocamento, serão realizados cerca de 10 REVOs por aeronave.

Juntamente com o Pampa, vai participar do Red Flag 08-3 o KC-137 do 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte, Esquadrão Corsário. Na última semana do exercício, os aviões-tanque serão ameaçados pelos Agressors, forçando uma ação da coalizão para protegê-los assim como aos aviões tanque serem obrigados a efetuarem ações de evasão.

Em território americano, os militares brasileiros farão 200 vôos (cerca de 10 ao dia) totalizando 500 horas. “O ambiente da manobra será todo BVR, mas o Pampa estará equipado também com mísseis Piranha, caso haja algum combate à curta distância, mas sem o uso do HMD”, disse o comandante do 1º/14º Gav, Ten-Cel Fleury.

A missão dos brasileiros será de escoltar e dar proteção aos aviões que realizarão ataques ao solo.

Blog do Defesanet liga o leitor aos pilotos

Os pilotos e mecânicos têm acompanhado as reportagens de Defesanet. “Estamos muito felizes com as mensagens de apoio publicadas no Blog do Defesanet, isso tem nos motivado muito”, disse um oficial-aviador.

Você leitor, continue participando, informe sua cidade e Estado e deixe uma mensagem para os pilotos brasileiros na sua mais importante missão.

Durante o briefing com a imprensa o comandante do Esquadrão Pampa, Ten-Cel Fleury, mencionou que até aquele momento 08:30 Horas de Sábado, já haviam 44 mensagens e comentou algumas. Na hora de publicação deste artigo são mais de 130 mensagens de todo o Brasil. E todas sem distinção com uma mensagem positiva à participação brasileira no Red Flag.

Link para o Blog DEFESA@NET

Defesanet estará trazendo mais notícias e detalhes para os nossos leitores.

Pilotos posam para fotos antes de embarcar nos F-5EM
Caças começam a sair dos hangaretes
Esqudrão Pampa Partindo
KC-137 do 2°/2º Esq Corsário
As equipes de apoio preparando os aviões
Sobrevôo dois alas seguem mais atrás
Bolacha da FAE 103 da Red Flag
da Esq. Cel Magalhães (COMGAR), Representante do Comgar, TC Fleury (Esq Pampa), TC Amaral (CECOMSAER) e TC Mozzart (Esq Corsário)
Pilotos do Esquadrão Pampa em formação antes do embarque para a primeira perna do trajeto até Nellis