O caça stealth japonês: o “Mitsubishi ATD-X Shinshin”

(Modelo do caça “Stealth” japonês, o ATD-X in http://www.strategycenter.net)

A Mitsubishi está a desenvolver um caça de 5ª geração, o “Mitsubishi ATD-X Shinshin“. A sigla “ATD-X” significa “Advanced Technology Demonstrator - X” e pretende testar se existem na indústria japonesa as tecnologias suficientes para constuir um caça de 5ª geração. Não se trata assim de um puro projecto para um caça, mas para a construção de vários protótipos de “demonstradores tecnológicos” e que deverão começar a voar a partir de 2014.

http://img57.imageshack.us/img57/8851/atdxgraphic01yl6.jpg

Os desenhos já conhecidos assemelham-se aos do PAK-FA russo, ao caça Steatlh chinês e, naturalmente ao único avião de 5ª geração da actualidade, o F-22 Raptor da USAF. Como estes, apresenta impulso vectorial e logo, uma elevadíssima capacidade de manobra e evasão em vôo. Contudo, as saídas das turbinas não estão cobertas e isso implicará uma assinatura no radar superior à do F-22. O aparelho deverá não pesar mais do que oito toneladas e possuir dois motores de 5 toneladas de impulso, cada.

http://aviationweek.typepad.com/photos/uncategorized/2007/06/05/rcsmodel.jpg

Este desenvolvimento surje no contexto da recusa dos EUA em vender ao seu mais fiel aliado no Oriente o seu excelente F-22, em resposta o Parlamento japonês impulsionou o desenvolvimento de uma alternativa local que entrará em produção num prazo não superior a dez anos, havendo registos de uma possível colaboração da empresa americana Lockheed Martin. Contudo, dez anos é um prazo demasiado dilatado para o problema iminente que é da substituição da perigosamente envelhecida mas numerosa frota de 90 aviões Phanton F-4. Para o seu lugar, o Japão não poderá contar com o ATD-X ou o seu sucessor, mas um avião a adquirir nos próximos anos e que esteja já disponível… Assim, poderá ter que adquirir F-35s, ou as versões mais avançadas do F-18 (o SuperHornet) ou do F-15 que fabrica localmente sob licença. Alternativamente, poderá procurar alternativas fora do seu fornecedor habitual de armamento, os EUA, já que a recusa dos EUA em lhe vender o F-22A caiu muito mal em muitos sectores da governação nipónica… Logo o europeu Typhoon ou o Rafale françês são também alternativas plausíveis.

Sabe-se que em 2005, a Mitsubishi enviou para França um modelo do avião para que este fosse aqui testado e isso pode implicar que haverá uma coparticipação francesa, já que não há vontade política de ver americanos no projecto, depois do fiasco que foi a recusa de compra de F-22.