Investigação do Acidente com o F-15D da USAF

Investigadores militares informaram que há indícios de falhas estruturais no acidente do F-15D durante o Exercício Red Flag.

Segundo o sempre bem informado In From the Cold, que trata de assuntos militares, a primeira análise sugere que o acidente pode ter sido ocasionado por falha estrutural que levou ao acidente fatal. Entretanto há sempre a menção que a investigação está ainda em seu estágio inicial e nenhuma hipótese pode ser descartada ainda.

O F-15D Eagle, caiu no dia 30 de Julho, durante uma de missão de combate no Centro de Treinamento da USAF em Nevada Range Complex, ao norte de Las Vegas. Um piloto foi declarado morto 24 horas após, outro foi recolhido ao hospital na Base Aérea de Nellis.

O piloto morto foi identificado como o Tenente-Coronel Thomas Bouley, Comandante do 65º Aggressor Squadron baseado em Nellis. O tripulante sobrevivente era da Royal Air Force, em um programa de intercâmbio, e estava alocado na 64º Aggressor Squadron, também estacionado na Base Aérea de Nellis.

As unidades “aggressor” operam com as mesmas táticas e capacidades que forças inimigas devem operar contra forças americanas ou aliadas. Propicia um treinamento realista das ameaças nos embates aéreos O Esquadrão 64º Agressor é equipado com o caça F-16 (deve operar como os caças russos MiG-29 Fulcrum), enquanto o 65º Esquadrão equipado com F-15 Eagle opera de forma similar aos Su-27/30 Flanker.

O piloto Bouley era um veterano piloto de F-15, commais de 4.000 horas de vôo nesse tipo de avião. Ele tinha recentemente celebrado vinte anos de serviço na USAF, como declarou o Coronel Russell Handy, Comandante da 57º Wing. Esta unidade é a responsável por várias unidades na base de Nellis, incluindo os Agressors.

Uma equipe de experts da USAF, liderados pelo Major-General Mark Matthews, foi indicada para investigar o acidente. Matthews atualmente é o Diretor de requisitos do Air Combat Command, que controla o Centro de Combates Aéreos de Nellis, incluindo a 57ª Wing.

A Comissão de Investigação de Acidentes examinará todas as causas possíveis para a queda, incluindo fatores humanos e mecânicos. O relatório final deverá ser liberado de seis a doze meses.

Problemas estruturais foram logo lembrados após o acidente de Nevada. Em Novembro passado a USAF groundeou mais de 500 F-15 modelos C e D após um caça da Missouri Air National Guard romper-se ao meio durante um vôo. O acidente foi posteriormente creditado a falha estrutural.

O acidente do Missouri requereu inspeções dos caças F-15 da USAF e estes permaneceram groundeados por mais de um mês. Essa ação também afetou os F-15 Eagle operados por Forças Aéreas aliadas em outros países (Arábia Saudita, Israel, Japão e Coréia do Sul).

Investigadores devem permanecer vários dias na área da queda. Os destroços serão remitidos para a Base de Nellis para maiores análises.

Fontes militares sugerem que a tripulação permaneceu no avião até o último momento. Um oficial em condição de anonimato, mencionou que o piloto sobrevivente tinha aberto somente o primeiro estágio do pára-quedas, antes de atingir o solo, o que indica ejetou-se a muita baixa altitude.

Não é claro qual dos dois pilotos iniciou a seqüência de ejeção. No F-15D, primeiro é ejetado o tripulante de trás para depois ejetar-se o comandante (piloto), localizado na frente.

A fonte especula que Bouley, com anos de experiência em e F-15, permaneceu no comando o maior tempo possível tentando corrigir o que estava errado.

Na hora do acidente o F-15D estava operando em apoio à RED Flag 08-03. O padrão tradicional de operação em superioridade aérea, o Eagle deveria estar voando em média para alta altitude antes do acidente.

O piloto Bouley além de experiente no F-15 também operou o caça Tornado F-3 da RAF, como piloto visitante.

O acidente levou a suspensão da Red Flag, o exercício reiniciou no outro dia com outras unidades de F-15 da USAF ocupando o lugar dos Agressors.

A seqüência de imagens, produzida pela Divisão Phantom Works, da Boeing, recria o acidente do dia 02 Novembro 2007 de um F-15C da 131st FW, da Missouri Air National Guard. No outro dia a USAF "groundeou" todos os F-15, ação seguida por outros operadores internacionais do F-15. O piloto sobreviveu e teve um braço quebrado.

Foram identificadas falhas na material das longarinas com propagação de microtrincas até o colapso e rompimento da estrutura do avião. A revisão da frota indicou 9 outros aviões, que deverão ser sucateados, pois o custo da rcuperação é proibitivo, mesmo para a USAF.

A USAF iniciou as operações do F-15, em 1972, e tem 665 F-15 C/D/E. A substituição pelo caça de 5ª Geração está em curso com dois esquadrões já operacionais na bases de: Langley (Virgínia) e Elmendorf (Alaska)


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Ministro da Defesa e o Comandante da Aeronáutica visitam a Red Flag
http://www.defesanet.com.br/usa1/rf_fab_7.htm

Caros Amigos da Força Aérea Brasileira - Mensagem de Roberto Caiafa - http://www.defesanet.com.br/usa1/rf_fab_5.htm

À la chasse Tchê - Esquadrão Pampa voa alto e parte para o Red Flag
http://www.defesanet.com.br/usa1/rf_fab_1.htm

SU-30MK Derrota o F15C "Todas as Vezes" - Aviation Week - 2002
http://www.defesanet.com.br/noticia/su30mkxf15/

Joint Indo-French air exercise later this month - 2005
http://www.defesanet.com.br/fx/garuda_II.htm

U.S., Indian Airmen Take Next Step in Growing Relationship - 2005
http://www.defesanet.com.br/india/cope_india_05.htm