Na terra e nos céus, FAB desfila patriotismo no Sete de Setembro em Brasília

Fonte: CECOMSAER - FAB

Neste domingo, 7 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou do Desfile Cívico-Militar do dia da Independência, em Brasília, mobilizando mais de 600 militares de diversas unidades aéreas. No total, 24 aeronaves militares da FABparticiparam do desfile. Um C-95 Bandeirante do 6º ETA abriu as festividades com o lançamento de pára-quedistas, depois da chegada do Presidente da Republica ao Camarote Central do Desfile, a Esquadrilha da Fumaça fez uma saudação com as cores da Bandeira Nacional. A parte aérea do desfile teve ainda a passagem de oito Mirage F-2000 , recém adquiridos da França pela FAB, quatro aeronaves A-1 e quatro caças F-M.

Assista na TV Força Aérea filme sobre o 7 de Setembro

Em terra, 70 cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), sediada em Pirassununga (SP), foram os primeiros militares da FAB a pisar na esplanada. Depois deles as Organizações Militares da FAB em Brasília abrilhantaram o desfile. Ao final a Esquadrilha da Fumaça fez sua tradicional apresentação com sete aeronaves T-27 Tucano. Foram 15 minutos de acrobacias que prenderam a atenção e o fôlego do público.




Aeronaves da FAB cruzam o céu da esplanada

O público presente ao desfile do Dia da Pátria, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, vibrou com a passagem de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira . Oito caças F-2000 Mirage, quatro caças A-1, e quatro caças F-5, conferiram um brilho especial ao desfile de Sete de Setembro. "A gente sente até um frio na barriga quando escuta o barulho do avião", afirma Gabriel da Silva, de sete anos de idade, um dos àvidos espectadores do desfile.



Veteranos da 2º Guerra Mundial desfilam em Brasília

Antigos militares da FAB que atuaram pelo Brasil na Segunda Guerra Mundial chegaram, em Brasília, às 6h30 deste domingo, para o desfile de 7 de Setembro.



São senhores que trazem a emoção no olhar e as lembranças dos tempos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça. Oficiais e graduados que fizeram história e que, com justiça, recebem nesta manhã o reconhecimento e os aplausos do grande público que toma a Esplanada dos Ministérios.





Um coração no final do desfile em Brasília

12h30 - Foram 15 minutos de aplausos, a busca do melhor ângulo, o olhar e a ansiedade para a nova acrobacia.



Depois de um desfile marcado pela emoção e sentimentos patrióticos, o evento em Brasília foi encerrado pelos sete aviões da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.



O aplauso maior eclodiu com a manobra que desenha nos céus um coração, representação operacional de amor ao País. Nesse momento, crianças e adultos têm a mesmo reação de emoção e até houve quem dispensou a máquina fotográfica. Nada como os olhos que não esquecerão o 7 de Setembro de 2008.