Super Tucanos para a Força Aérea Sueca

Fonte: Defesanet - Por Nelson Düring

Esta aberta a possibilidade de que o Super Tucano seja adotado pela FLYVAPNET (Real Força Aérea Sueca). Em um momento oportuno dentro das negociações do Projeto F-X2 a Suécia indica que poderá adquirir o avião da EMBRAER Super Tucano.

Defesa@Net obteve a informação de que há duas semanas técnicos da SAAB e do Governo da Suécia estiveram visitando a EMBRAER, em São José dos Campos, para conhecer mais do Projeto do EMB-314 Super Tucano.

Em Dezembro de 2008 a SAAB assinou um contrato tipo PPP (Parceria Pública Privada) com a FMV (Agência de Defesa do Governo Sueco), assumindo a total responsabilidade pela operação, apoio e manutenção do avião de treinamento a jato SK 60 A/B.

O SK 60 A/B é o avião SAAB 105 projetado nos anos 60 e adotado pela Flygvapnet nas funções de treinador e de ataque ao solo. Cerca de 150 aviões foram produzidos. A Áustria também adquiriu o avião para função de treinador e ataque ao solo.

O contrato assinado entre a SAAB e a FMV é até 2017. O valor do contrato alcança 900 milhões de coroas suecas (105 milhões de dólares). O acordo prevê várias opções, incluindo a prorrogação do acordo e o aumento de horas de vôo.

O Grupo SAAB dentro do acordo PPP está propondo à FMV a substituição dos SK 60, dos quais 42 continuam operação nas função de treinador a jato. Dois aviões competem o brasileiro EMBRAER EMB 314 Super Tucano e o suíço Pilatus PC-7. Não por casualidade onde o Gripen está competindo nas fases finais dos processos de seleção.

A expectativa é de que sejam adquiridos entre 30 a 40 aeronaves. O custo médio do Super Tucano é de 5 a 6 milhões de dólares. Que pode alterar dependendo das solicitações do cliente.


A imagem “http://www.a2oxford.info/pages/farnborough%202004/optimised/pilatus_pc_21_irish_and_swiss_15470014.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

NOTA: a informação do site Defesanet fala de PC-9 que segundo informações não estaria com sua produção descontinuada levando a crer que seria o PC-21. Neste caso as principais diferenças mais em entre o PC-9 e PC-21, seria o motor. O PC-9 tem um P&W Canada PT6A-62 de 1.150 shp. e um potência de 2.350 kgs. O PC-21 P & W Canada PT6A-68B 1.600 shp. Um
potência de 3.100 kgs.Há ainda a evidente diferença de tamanho (como evidencia a foto acima - A esquerda o PC-9 e a direita o PC-21). Há ainda a diferença na carlinga e na calda)