Noruega seleciona "Kongsberg" para desenvolver
o sistema de armas dos seus F-35

By Vinna Com informações do Aerobussines

O Ministério da Defesa Norueguês empenhou a quantia de 25,6 milhões de dolares visando o contrato com a empresa Kongsberg para que esta desenvolva um sistema de mísseis compatível com os novos caças JSF -Joint Strike Fighter F-35 que o país selecionou para substituir a frota de F-16.

O governo norueguês anunciou recentemente o F-35 Lightning II Joint Strike Fighter (JSF) da Lockheed Martin para substituir sua frota de F-16. Este caça competiu com o JAS-39 Gripen sueco da SAAB. A época as autoridades norueguesas justificaram a decisão com base na premissa de que o JSF seria a única aeronave capaz de satisfazer os requisitos operacionais da força em quatro cenários de ameaça, enquanto o Gripen reúnia apenas uma.

A Kongsberg vai definir qual o melhor tipo de míssil para missões aéreas terrestres e antinavio. Os estudos contemplam tanto os modelos já existentes como os que estão em desenvolvimento por diversos fabriacantes.

Estima-se que a noruegua venha a adquirir pelo menos 48 aeronaves ao custo de 18.000 milhões de coroas norueguesas (2.000 milhões de euros).