Malásia: problemas de manutenção aposentam MiG-29
Fonte: Flight Global - Via Alide - Por Siva Govindasamy - Tradução e edição: Edson Chen
Fonte: Flight Global - Via Alide - Por Siva Govindasamy - Tradução e edição: Edson Chen
A Malásia anuncia que planeja retirar de serviço os caças RSK MiG-29N durante os próximos anos, uma vez que esta frota sempre teve problemas desde sua chegada a partir de 1990.
"Eu decidi que do próximo mês, estas aeronaves serão destivadas e teremos que achar uma maneira de vendê-los, ou para países aprovados pelas Nações Unidas ou para companhias privadas,” diz o novo ministro da defesa da Malasia Ahmad Zahid Hamidi à agencia de noticias Bernama News.
O ministro não diz quais tipos substituirão os MiG-29, que eram operados como interceptadores. A Força Aérea Real da Malásia receberá os ultimos seis dos dezoito Sukhoi Su-30MKMs encomendados, até o final do ano, e também opera oito Boeing F/A-18Ds e treze BAE Systems Hawk 208 estes últimos em função de ataque leve.
Fontes industriais indicam que a Malásia encontrava dificuldades em adquirir peças de reposição para seus 14 MiG-29, e sua manutenção vinha sendo um grande problema desde o início. Uma MLU (mid-life upgrade) foi considerada como uma solução plausível para os problemas, mas fontes dizem ser mais economico, num longo prazo, comprar caças novos.
O governo de Kuala Lumpur já tem um requerimento para 18 novos caças. Observadores acreditam que uma competição seria possível em mais alguns anos, e poderia incluir o Su-30, o Boeing F/A-18F Super Hornet e também o Saab Gripen. A Força Aérea agora poderia pedir um aumento de unidades para o ministério da defesa, baseada na retirada de serviço dos MiG-29.
Um grande problema porém, é o orçamento militar reduzido. Em outubro, a crise mundial colocou uma pausa na compra de helicópteros EC725 da Eurocopter que substituiriam o Sikorsky S-61 "Nuri" de utilidade do Exército.
Ela também postergou um plano de comprar oito AEW (airborne early warning) e aeronaves de controle de sistemas até o 10° Plano da Malasia, cobrindo os anos de 2011-15, ou até para o plano subsequente, entre 2016-20.
Este país também tem requerimentos para aeronaves MPA (maritime patrol aircraft) e helicópteros ASW (anti-submarine warfare), mas nenhuma decisão foi tomada quanto a eles.
Nota da ALIDE: A Málásia repetidamente é apontada como possível candidato a se tornar cliente dos EMB145 AEW&C (E-99A na FAB) e do EMB145 MPA, também conhecido como "P-99"(imagem acima), que foi oferecido, sem sucesso, para a Força Aérea Brasileira anteriormente.
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