A SpaceX vai lançar dois satélites argentinos
Fonte Quintus Por Clavis Prophetarum
(Foguetão Falcon 9 em http://www.spacex.com)
A empresa privada norte-americana SpaceX assinou um contrato com a CONAE, a agência espacial argentina, para dois lançamentos em foguetões médio-pesados Falcon 9. Os dois lançamentos deverão colocar em órbita os satélites SAOCOM 1A e 1B de observação da Terra em órbita geosíncronas, capazes de captar imagens do solo, monitorizar recursos naturais e gestão de emergências. O primeiro Falcon 9 será lançado ainda este ano, estando a primeira cápsula não-tripulada Dragon agendada para um segundo voo do Falcon 9. A SpaceX colocou no espaço o primeiro foguetão totalmente construído por uma empresa privada, o Falcon 1, em 28 de setembro de 2008. Sendo este especialmente concebido para manter um baixo custo de lançamento e construção. A empresa tem também um contrato no âmbito do programa COTS “Commercial Orbital Transportation Services competition” da NASA para o envio de 12 cápsulas Dragon para a ISS entre 2010 e 2015 por intermédio de lançadores Falcon 9, como este que será usado pelo satélite argentino.
A CONAE é a “Comision Nacional de Actividades Espaciales”, a agência espacial da Argentina responsável pelo lançamento até à data de três satélites e que conduz diversas parceiras internacionais com agências espaciais de outros países como a NASA, a CSA canadiana, a AEB/INPE do Brasil, ASI italiana, o CNES francês e a ESA europeia.
Os dois satélites seriam réplicas perfeitas um do outro e transportarão um “L-band Synthetic Aperture Radar” e serão integrados com dois satélites italianos COSMO-SkyMed formando a rede argentino-italiana SIASGE “ystem of Satellites for Emergency Management” de gestão de emergências. Os primeiros três satélites italianos foram lançados em 2007 e 2008, sendo 2010 a data estimada para o lançamento do quarto.
0 Comentários