AIDC F-CK-1 CHING KUO.

Uma solução taiwanesa, para sua defesa.


Fonte: Campo de Batalha Aérea


DESCRIÇÃO

O caça Ching Kuo foi desenvolvido pela industria taiwanesa AIDC, em 1982, com forte apoio da empresa dos Estados Unidos General Dynamics, que naquela época produzia o extremamente bem sucedido F16 Fighting falcon, com o objetivo de substituir os caças Northrop F-5E em dotação da força aérea de Taiwan. A entrada em serviço deste caça, ocorreu no ano 2000 e desde então foram entregues 130 aparelhos para a força aérea de Taiwan. O Ching Kuo possui muitas similaridades em seu desenho ao F-16 americano. As principais diferenças, entre os dois, estão no fato do Ching Kuo usar dois motores contra um do caça americano. As entradas de ar, também diferentes, no Ching kuo, se parecem mais com a do F/A-18A. Uma coisa interessante no desenho do caça taiwanes é o cone onde fica o radar, que é extremamente parecido com o usado no F16.


Acima: O Ching Kuo foi o primeiro avião de combate supersonico desenvolvido pela industria de Taiwan que contou com uma substancial ajuda norte americana para atingir esse objetivo.

O Ching Kuo possui uma avionica modular, projetada para permitir a fácil substituição dos seus equipamentos, por sistemas mais avançados, na medida que esses novos equipamentos se tornem disponíveis. Isso é uma característica que poderia tornar este pequeno caça um poderoso concorrente no mercado internacional. Esse sistema de aviônica modular foi chamado de “Sky Thunder”. O sistema de vôo “fly by wire” usado neste projeto foi desenvolvido pela BAE systems inglesa, e o sistema de navegação inercial é da, norte americana, Northrop Grumman. O radar do Ching Kuo, é o golden dragon GD-53, baseado no radar AN/APG-67 (V), desenvolvido para o caça F-20 Tigershark, com 90 km de alcance, e habilitado para uso de mísseis de médio alcance e mísseis antinavio.


Acima: Um Ching Kuo estacionado em uma das muitas apresentações publicas que são promovidas pela força aérea de Taiwan. O pequeno Ching Kuo é um substituto muito adequado para o F-5E antes usado pela aquela força aérea.

O armamento do Ching Kuo inclui um canhão GE M-61 de 20 mm, com capacidade de 511 tiros e uma taxa de tiro de 6000 tiros/ min. O avião possui 8 pontos para transporte de armas e cargas externas. Para missões ar ar, são usados os mísseis de curto alcance TC-1 sky sword 1 guiados por IR (infravermelho), mísseis de médio alcance TC-2 Sky sword 2 guiado por radar ativo, com 45 km de alcance. Para missões ar terra são transportadas bombas “burras”MK-82, bombas GBU-87 Rockeye, de fragmentação. Para ataques com mais precisão, são usados os mísseis AGM-65 B Maverik, com sensor eletro óptico, e com alcance de 27 Km. Para destruir navios, está em uso o míssil Hsiung Feng 2, com alcance de 80 km, e ogiva de 225 Kg, semi perfurante de blindagem e de alto explosivo e que pode ser transportado em numero de 3 unidades.


Acima: Este Chin Kuo se aproxima para pouso após uma demontração aérea. A aérodinamica atual do Ching Kuo permite manobras mais agressivas que as conseguidas pilotando o F-5E.

Uma coisa interessante sobre o Ching Kuo, diz respeito a seus motores. Ele usa dois motores Garret/ AIDC TFC 1042-70 (F125) que desenvolve, cada um, 4230 Kgf de empuxo. Esse empuxo, é bem menor que os outros caças contemporâneos do Ching Kuo, porém seu baixíssimo peso, e pouca carga externa, compensa essa menor força dos motores. O desenho aerodinâmico do ching Kuo, o permite um desempenho acrobático admirável, podendo atingir os 9 Gs de manobra, embora seja menos manobravel que o potente F-16, mas como o objetivo do projeto era, conseguir um avião de caça de desempenho supersônico, nacional, que substituísse os F-5, pode-se dizer que o resultado do programa do caça Ching Kuo, foi um sucesso. Taiwan como todos sabemos, é um país não reconhecido pela ONU e embora seja considerada uma província rebelde por parte da China continental, possui uma força armada extremamente bem equipada e treinada, para fazer frente a uma possível invasão chinesa. A previsão de aquisição de 250 caças Ching Kuo, foi repensada, quando o governo dos Estados Unidos resolveu vender mais de 100 F-16 A block 20, para governo taiwanes. Fora isso, Taiwan acabou comprando uns 70 Mirages 2000 –5 para sua defesa aérea, que precisava estar capaz de fazer frente ao grande avanço na qualidade que a força aérea chinesa está alcançando.
Acima, um Ching Kuo, manobra antes de iniciar o pouso após uma demosntração aérea.

FICHA TÉCNICA
Velocidade máxima: 1850 Km/h
Velocidade de cruzeiro: 900 Km/h
Razão de subida: 15240 m/min
Potência: 0.93
Fator de carga: 9, -3 Gs
Taxa de giro: 16º/seg
Teto de serviço: 16000 m
Alcance: 800 Km/ 1600 km
DIMENSÕES
Comprimento: 14,21 m
Envergadura: 9,46 m
Altura: 4,42 m
Peso: (vazio): 6468 Kg
ARMAMENTO
Ar Ar: Míssil TC-1 Sky Sword 1 de curto alcance, Míssil TC-2 Sky Sword 2 de médio alcance e Missil AIM-9 L sidewinder.
Ar Terra: Mísseis AGM-65 maverick, Bombas Mk82/83/84, e lançadores de foguetes.
Interno: 1 canhão M61 de seis canos calibre 20 mmCarga externa máxima: 4080 Kg

F-CK-1 CHING KUO em video: