Companhia aérea também adere ao programa Pool de peças de reposição da Embraer.

Embraer entrega 1º Jato Embraer 190 para a LAM de Moçambique

Portal Fator brasil

A Embraer entregou em 01/08/2009 o primeiro jato Embraer 190 à companhia aérea LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, durante cerimônia realizada na sede da Embraer, em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo. O negócio foi anunciado em outubro de 2008 e inclui pedidos firmes para dois Embraer 190, mais direitos de compra para outros dois aviões.

“É uma grande satisfação entregar o primeiro Embraer 190 a um novo operador no continente africano”, disse Mauro Kern, vice-presidente executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “Estamos orgulhosos por desempenhar um papel importante na modernização da frota da LAM e por contribuir para a expansão da malha aérea dessa empresa no seu país e na região sul da África.”

O Embraer 190 da LAM é configurado com duas classes de serviço, com nove assentos na executiva e 84 na econômica. A aeronave ficará baseada na capital de Moçambique, Maputo, e substituirá antigos jatos narrowbody operados em rotas domésticas, principalmente nas cidades de Nampula e Pemba, e também será utilizada em vôos regionais para Luanda (Angola), Dar Es Salaam (Tanzânia), Nairobi (Quênia), Joanesburgo, e, em breve, Cidade do Cabo (África do Sul) e Adis Abeba (Etiópia).

“Estamos ansiosos para introduzir o primeiro Embraer 190 na região”, disse José Ricardo Viegas, presidente do Conselho de Administração da LAM. “Escolhemos este jato para substituir nossas aeronaves maiores no intuito de melhor atender nossos clientes e oferecer mais freqüências de vôo, novas rotas e um grande nível de conforto e espaço na cabine.

Tenho certeza que nossos passageiros apreciarão o conforto interno e o layout sem assentos do meio será muito bem recebido.”

A LAM também assinou contrato de serviços para o programa Pool de peças de reposição da Embraer, para apoiar de forma fácil e efetiva sua frota de jatos Embraer 190. O programa fornece peças de reposição para aeronaves de forma rápida, eliminando a necessidade de investimentos em estoque, uma vez que a Embraer assume a responsabilidade pela manutenção do estoque nos seus centros de distribuição e de serviços, de modo a fornecer peças para os operadores tão logo elas sejam solicitadas.

Perfil da LAM – Linhas Aéreas de Moçambique: A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique foi criada em 1936 como DETA, uma divisão dos serviços portuários e ferroviários de Moçambique, e foi gradativamente transformada, ao longo dos anos, na atual companhia administrativa e financeiramente autônoma que é hoje, constituída como sociedade limitada. O Estado detém 91% das ações da empresa e gerentes, técnicos e empregados da LAM possuem os outros 9%.

A missão principal da LAM como uma empresa pública é oferecer serviço de transporte para passageiros, carga e correios em rotas regionais, domésticas e internacionais. Com sede em Maputo, a companhia aérea tem atualmente 677 empregados e possui escritórios e outras formas de representação por todo o país e no exterior, operando quatro jatos e dois turboélices. [ www.lam.co.mz].



Brasileira EMBRAER entrega primeiro avião à LAM - Linhas Aéreas de Moçambique

Fonte MACAUHUB

A EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica - entregou sexta-feira, em São José dos Campos, no Brasil, à companhia aérea Lam - Linhas Aéreas de Moçambique- o primeiro de dois jactos Embraer 190 adquiridos à empresa brasileira em Outubro de 2008.

Para além dos dois Embraer 190 a LAM tem direitos de compra de dois outros aparelhos que têm uma capacidade de 94 lugares.

“Estamos ansiosos para introduzir o primeiro EMBRAER 190 na região, oferecer mais frequências de vôo, novas rotas e um grande nível de conforto e espaço na cabine”, disse José Ricardo Viegas, Presidente do Conselho de Administração da LAM.

Mauro Kern, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial disse que a empresa está satisfeita "por desempenhar um papel importante na expansão da malha aérea na região da África Austral".

A compra dos aviões da Embraer faz parte de um plano de modernização e expansão da LAM através de um investimento de 100 milhões de dólares.

Em 2008 a LAM comprou dois aviões turbo-hélice Bombardier Q - 400 de fabrico canadiano.

Até ao final de 2009 a LAM vai retirar de serviço três dos actuais Boeing 737- 200. Em 2010 retirará o último dos aviões Boeing.