Segunda Guerra Mundial: a França invade a Alemanha

Fonte: The Telegraph, 7 de setembro de 2009 - Via Sala de Guerra

A guerra no front ocidental começou com a invasão do território alemão, quando tropas cruzaram a fronteira em vários pontos.

Tornou-se conhecido no seguinte anúncio oficial de Paris em 7 de setembro de 1939:

Comunicado de Guerra Nº 6 (publicado às 21:25)– Nossos primeiros elementos, progredindo além da fronteira com avanço variando de acordo com diferentes partes do front, encontraram em todo lugar armas automáticas e organização em campo.

Aeronaves estão bastante ativas na cooperação com as operações em solo.

Os movimentos prescritos para mobilização de transporte e acampamento de todas as unidades estão acontecendo normalmente.

As várias formações e grupos estão, de acordo com nossas tradições, na medida do possível fazendo tudo para ajudar a prover materiais para nossas tropas, cujo moral é excelente.

O suprimento de nossos exércitos está funcionando de maneira apropriada.

O contato entre as forças rivais foi agora estabelecido ao longo de toda a fronteira entre o Reno e o Mosela, aproximando-se do Estado neutro de Luxemburgo.

De acordo com relatórios vindos de Luxemburgo que chegaram a Paris na última noite, as tropas francesas, apoiadas por tanques, penetraram as linhas alemãs na direção de Saarbrucken.

Aeronaves Aliadas bombardearam pesadamente os centros industriais da Renânia, principalmente ao redor de Aix-la-Chapelle. Um despacho de Bruxelas afirma que Eschweiller sofreu pesados danos no ataque.

O “Paris Soir” diz que os combates de artilharia entre as linhas Maginot e Siegfried estão acontecendo ao longo do bastião impenetrável do Reno, de Basle a Strasbourg.

O jornal diz que na luta entre Haguensu e Luxemburgo, ganhos locais foram conseguidos, posições estão sendo fortificadas e postos avançados estão sendo esmagados.

O anúncio oficial feito em Paris naquela manhã disse:

Comunicado de Guerra Nº 5 (publicado às 10:45) – Diversos avanços locais foram feitos por toda a noite de ontem.

Cidades evacuadas – trens superlotados

O comunicado oficial de guerra alemão reportou, como antes, que havia quietude no front oeste.

Saarbrucken foi completamente evacuada.

Correspondentes no oeste da Alemanha reportam que oficiais alemães estão ocupados evacuando outras cidades e vilas por todo o Sarre. Milhares de mulheres e crianças estão sendo transportadas para Koblenz, Colônia e outros lugares.

Trens estão lotados ao sufocamento, com mais de 30 pessoas em cada compartimento. As jornadas que normalmente levam uma hora, agora levam sete ou oito.

A auto-estrada entre Colônia e o Saarbrucken está fechada para tráfego comum por longos períodos, com infinitos comboios de soldados, armas e materiais de construção enviados para o Sarre. O tráfego de passageiros nas linhas da ferrovia também estão sendo suspensos.

A Gestapo – Polícia Secreta – no distrito do Sarre – já prendeu centenas de pessoas, incluindo mineradores suspeitos de simpatia pró-França.

Estradas fechadas – suprimento deficiente de comida

As estradas em Eifel e Ahr estão fechadas com incessantes comboios de tropas e material. A construção segue nas defesas ocidentais.

Os suprimentos de comida são deficientes na Renânia, mas isso está sendo explicado pelas autoridades que a situação será normalizada.

A fronteira germano-belga está fechada para todos, exceto tráfego pedestre. A fronteira germano-holandesa está aberta.

A imprensa e os serviços telefônicos entre a Alemanha e a Holanda voltaram a funcionar após breve interrupção.