https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUhT0G83BHXyptEe-SX0tiXOZnknP0FqiCVNiSglE_ZhTvQYH80G6eTzEpyKPDoV7x8s5BBwYrV_G-Gl1Bb13AR_BpL8qV85Lg2UdvolIIplJjQp9Ayv4vNjVvk4QcgetlFeAl6lrSBQKg/s400/Lufthansa+Junkers+Ju-52_2.jpg
Museu TAM recebe doação da Força Aérea Portuguesa

Fonte:
Museu da TAM

Receberei amanhã, dia 8 de outubro, da Força Aérea Portuguesa, a doação de uma aeronave Junkers (Ju-52), em Sintra, Portugal. Em troca, entregaremos uma réplica do 14 Bis, construída no Brasil, para compor o acervo do Museu do Ar de Portugal.

O Junkers é um trimotor do final da década de 20 e foi a espinha dorsal do transporte aéreo da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Essa aeronave representou para os alemães o mesmo que o DC-3 para os norte-americanos. Será um orgulho tê-la no Museu.


A aeronave não estará entre as mais de 80 peças expostas na reabertura operacional do Museu TAM, programada para janeiro de 2010. O avião está desmontado há muito tempo e vai exigir um gigantesco trabalho de pesquisa para a sua restauração. Mas acredito que, num futuro próximo, o Junkers poderá voar novamente. A pintura deverá ser feita nas cores da Vasp ou do Sindicato Condor, que operaram o modelo no Brasil.

João Francisco Amaro
Presidente do Museu TAM