Imagem do Bairro do Limão, zona norte de São Paulo - Foto: Keiny Andrade/AE

Governo confirma que falha em Itaipu causou apagão
Ministro disse que problema deve ser resolvido na madrugada de quarta
Lais Lis, do R7

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou que o apagão em vários Estados na noite desta terça-feira (10) foi causada por falhas na usina hidrelétrica de Itaipu, na divisa entre o Brasil e o Paraguai. A causa do apagão, segundo ele, foi um desligamento completo da hidrelétrica.

Ele disse não saber ainda o motivo e disse que o mais importante agora é restabelecer o sistema e depois descobrir sua causa. Segundo ele, técnicos do ministério informaram que a hidrelétrica deve voltar a funcionar na madrugada desta quarta.

O ministro disse que a suspeita é de que uma forte tempestade pode ter provocado esse desligamento, provocando um efeito em cadeia, desligando também outras rede elétricas.

Rio de Janeiro, segundo Lobão, foi o Estado mais afetado, ficando completamente sem energia durante um período. Além do Rio, também foram afetados parte de São Paulo, Minas, Paraná, Goiás e quase todo o Paraguai.

Lobão, no entanto, evitou comparações com o apagão no país que ocorreu em 2001, durante o governo Fernando Henrique Cardoso e que gerou uma série de críticas com relação à falta de planejamento do país na área de energia.

- O sistema não é fraco. É um dos sistemas mais fortes do mundo. Em 2001 o problema era que o sistema não era interligado. Sobrava energia que não chegava em algumas áreas, hoje 98% dos sistemas está interligado.

O governador do Rio, Sergio Cabral, que participava de reunião em Brasília com o ministro no momento do apagãod, disse que colocou o Bope nas ruas da capital fluminense, além dos bombeiros e ambulâncias com força total.








Blecaute atinge oito estados do País e o Distrito Federal


Apagão deixou sem energia SP, RJ, MG, GO, MT, MS, PR, ES e DF; metrô paulista está paralisado

Fonte: Estadao

Por volta de 22h15 desta terça-feira, 10, um blecaute atingiu pelo menos oito estados e o Distrito Federal. O apagão de escala nacional afetou São paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Espírito Santo, a região do ABC paulista e as baixadas fluminense e santista .

Gilmar Piola, assessor de comunicação da Itaipu, em entrevista à TV Globo afirmou que o motivo do problema ainda não foi identificado, mas que a maior hidrelétrica do País pode permanecer "um, dois ou três dias nesta situação, não há como prever." Porém, Piola assegurou que usinas termoelétricas podem aumentar sua produção de energia e suprir a demanda.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também se pronunciou, porém, apenas para informar que não sabe a causa do problema, mas irá divulgar uma posição assim que tiver informações oficiais.

Muitos bairros da capital paulista ainda estão sem energia e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foi para as ruas para coordenar o trânsito da cidade, já que os semáforos não estão funcionando. O Metrô e a Companhia de Trens de São Paulo paralisaram suas atividades, pedindo aos usuários que deixem os vagões e utilizem ônibus.

Segundo o canal Globonews, o problema ocorreu na usina hidrelétrica de Itaipu, a maior do Brasil. Porém ainda não foram divulgados detalhes das falhas que resultaram na queda de energia.

A emissora de rádio CBN afirmou que o apagão ultrapassou as fronteiras nacionais: a energia de Assunção, capital do Paraguai, acabou por alguns instantes, mas já voltou a normalidade.

Apagão atinge cinco Estados e Distrito Federal
Municípios do Paraguai na divisa com o Brasil também foram afetados
Do R7

A falta de energia atinge os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e municípios do Paraguai na divisa com o Brasil.

Em São Paulo, os telefones da Polícia Militar estão sem comunicação e as estações do Metrô estão lotadas à espera dos trens.

Em Recife (PE) houve reclamações de queda de energia.

As informações que chegaram à redação do R7 apontam que na Grande São Paulo falta luz nas regiões da avenida Paulista, Interlagos, Santa Cecília, Pinheiros, Perdizes, Barra Funda e zona leste. No Hospital São Luis, a falta de energia levou a unidade a usar geradores.

No interior, as cidades afetadas são São José dos Campos e Bragança Paulista, de acordo com levantamento da reportagem.

Guarulhos, na Grande São Paulo, também foi afetada. No Rio de Janeiro, informações que chegaram ao R7 apontam que toda a cidade e Niterói estão no escuro.

A assessoria de imprensa de Furnas informou ao R7 que os motivos do apagão ainda são desconhecidos. A reportagem tenta falar com a Eletropaulo, distribuidora de parte do Estado de São Paulo, porém, ninguém atende às ligações.






NOTA: Porque especulo um Cyber Attack? Os dois apagões elétricos que afetaram milhões de brasileiros em 2005 e 2007 foram causados por ataques de hackers contra os sistemas de controle da rede de fornecimento, informou neste domingo (9) a rede de televisão americana CBS. O ex-chefe da inteligência americana Mike McConnell declarou ao "60 Minutes" que acredita na possibilidade de um ataque semelhante nos Estados Unidos. Segundo ele, caso um grupo de hackers consiga se inflitrar no sistema elétrico americano, "os Estados Unidos não estarão preparados para enfrentar semelhante ataque". Segundo a reportagem, os sites da Casa Branca, do Departamento de Estado e do Pentágono já foram alvo de hackers em 2009.