F-5 E Tiger da Força Aérea do Iemen: A Aeronave doada pela Arábia Saudita é uma das poucas junto com os MiG-29 em condições de voo naquela Força Aérea

Rebeldes iemenitas dizem ter derrubado avião de combate iemenita

De Agencia EFE

Os rebeldes xiitas do norte do Iêmen disseram hoje que derrubaram um avião de combate iemenita que sobrevoava a província de Saada (norte), conhecido reduto dos insurgentes.

No entanto, fontes militares iemenites desmentiram a informação e atribuíram a queda da aeronave a problemes técnicos.

Segundo fontes "huties", como são conhecidos os rebeldes iemenites, o avião foi derrubado na comarca de Razih, na fronteira com a Aràbia Saudita.

Por sua vez, o oficial iemenita Ascar Zail confirmou à Agência Efe a versão de que falhas mecânicas derrubaram o aparelho, do qual o piloto saiu de paraquedas, caindo "em uma região segura".

Este anúncio foi feito hores depois d'as forças rebeldes terem denunciado um novo bombardeio de aviões saudites contra suas posições nas comarcas de Shada, Al Hasama e Al Malahit, todas em Saada.

Ontem, fontes oficiais confirmaram de Riad (Aràbia Saudita) que seu país está realizando operações em sua fronteira sul com o Iêmen, sem especificar se a aviação nacional tinha sobrevoado o território do país vizinho.
Acima um MiG-29 do Iemen logo quando foi recebido pela Força Aérea daquele País. Os aviões foram comprados da Moldavia com dinheiro Saudita depois de 1994 (observe a camuflagem ainda em azul e a bandeira iemenita no leme de direção do caça. O Iemen tem tido dificuldades de manter sua frota de MiG-29 sem apoio dos Russos o que tem levado as aeronaves a sofrerem de problemas mecânicos. A foto abaixo registra o momento do pouso de um dos MiG-29 ja com a camuflagem desértica (similar a dos tornados sauditas)