Toyota anuncia saída da Fórmula-1

Fonte: O Globo

A Toyota anunciou nesta quarta-feira sua saída das corridas de Fórmula-1 para se concentrar no seu setor principal de negócios.

- Com base no ambiente econômico atual, sabemos que não temos outra opção a não ser nos retirarmos da Fórmula-1. Foi uma decisão muito dolorosa para a companhia - disse o presidente da Toyota, Akio Toyoda, em entrevista coletiva

A maior fabricante de carros do mundo é a mais recente equipe japonesa a deixar o esporte após a saída da Honda em dezembro para cortar custos.

A Honda abandonou a F-1 em dezembro diante do agravamento da situação econômica. A Brawn GP, que assumiu o controle da equipe Honda, ganhou o campeonato este ano.

A Toyota aspira cortar custos e prevê ter uma perda operacional nos seis meses que terminaram em 30 de setembro. A nova informação sobre ganhos deverá ser divulgada na quinta-feira.

A empresa teve a pior perda em sua história no ano fiscal que terminou em março.


Toyota anuncia queda de 3,5% nas vendas em outubro nos EUA

Da EFE - Via G1

As vendas do grupo Toyota nos Estados Unidos durante o mês de outubro caíram 3,5% em relação ao mesmo mês de 2008, totalizando 152.165 veículos.

A empresa automobilística japonesa disse que a divisão Toyota vendeu 132.663 unidades, o que representa uma perda de 5,8% na demanda.

Já a divisão Lexus, de veículos de luxo, negociou 19.502 carros, um aumento de 15,5% em relação a outubro de 2008.

Entre os automóveis da divisão Toyota, apenas o híbrido Prius conseguiu terminar outubro com números positivos, registrando um aumento de 10,3% na demanda.

Sobre os carros 4x4, monovolume e picapes, apenas o RAV4 teve um aumento da demanda ao vender 13.971 unidades, 10,2% acima em relação ao mesmo mês do ano passado.

No total o grupo Toyota vendeu 18.757 veículos híbridos durante outubro, um aumento de 10,9% comparado ao período similar de 2008.