Os primeros tres Mi-35M receberam matriculas da FAB numeros 8951, 8952 e 8953 ate onde se sabe a aeroneve esta equipado com o sistema de direção do fogo GOES-342, com sistema de visão infravermelha, sistema de orientação de televisão, com o laser variando sistema OPS-24N. Há tambem um computador de navegação russo Baruch Knei-24, e usa o sistema de posicionamento global GLONASS russo equivalente ao GPS americano. O helicoptero tem instalado o canhão de NPPU23 de 23 milímetros fixado ao nariz, foguetes S-8KB de 80 mm. Foram fornecidos os sistema Antitanque russo Ataka V com um alcance de 5.800 metros e uma capacidade de perfuração de 800 mm.
Estão sendo desembarcados na Base Aérea de Porto Velho (BAPV), neste momento (17h45, horário de Brasília), os três primeiros helicópteros de ataque Mi-35M, de fabricação russa, adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os aparelhos foram trazidos por pelo Antonov An-124-100 “RA-82078” (C/n 9773054559153/710) da companhia civil Volga-Dnepr, que pousou no Aeroporto de Porto Velho por volta das 16h00. O cargueiro irá pernoitar no Brasil, pois o desembarque dos três Mi-35M deverá levar cerca de duas horas, retornando para a Europa amanhã. Dois dias depois (18, sexta-feira), virá um Ilyushin Il-76TD, trazendo sistemas de apoio, peças e outros itens.
Os Mi-35 da FAB recebem a designação AH-2 - A blindagem do aparelho é configurada para suportar impactos de até 20 mm e todas as aeronaves possuem suite de contramedidas de guerra electrônica completa, lançadores de coontramedidas Chaff e Flare. Os Mi-35 da FAB possuem sistema de propussão melhorado com a introdução de duas novas turbinas VK-2500 2.400 cv e uma unidade de vida de 6.000 horas, representando um aumento de 200 cavalos de potência para os motores TV3-117VMA das versões anteriores. Outra inovação são as lâminas, que são feitos de materiais compósitos. O rotor de cauda é projetado em X, como a Mil Mi-28N, os novos helicópteros de ataque e Rússia (diferentemente da versão Venezuelana). Se as expectativas com o Mi-35M forem cumprida, o Ministério da Defesa poderá comprar um segundo lote para o Exercito.
Toda a operação foi realizada em extremo sigilo e com medidas excepcionais de segurança, que impediram qualquer acesso da imprensa à área, assim como qualquer registro fotográfico do momento histórico. Segundo nossa reportagem pôde apurar, o Comando da Aeronáutica aparentemente planeja fazer um grande evento em janeiro de 2010, com autoridades e acesso da imprensa, para então apresentar oficialmente as aeronaves.
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Nelson Jobim e Saito é o bicho!