A Marinha da Índia oficialmente colocará seus caças MiG-29K em operação

Fonte: CAVOK

A Marinha da Índia colocará oficialmente em operação no dia 19 de fevereiro seus quatro caças embarcados MiG-29K, fabricados na Rússia, que serão destacados para o porta aviões Admiral Gorshkov. “As quatro aeronaves serão formalmente introduzidas na Marinha no dia 19 de fevereiro,” informou uma fonte da Marinha da Índia.

Os caças já estão operando na costa de Goa na ausência do porta aviões Gorshkov, o qual será comissionado como INS Vikramaditya. Os jatos de combate chegaram na Índia desmontados no dia 4 de dezembro de 2009, conforme divulgado aqui no Cavok.

Os jatos foram adquiridos para Marinha da Índia, como parte de um acordo de US$ 1,5 bilhão assinado com a Rússia em janeiro de 2004 para serem usados no porta aviões Admiral Gorshkov também adquirido pela Índia. Desse valor, US$740 milhões são para as aeronaves e para o retrofit do porta aviões. Os russos agora aumentaram o preço para modernizar o porta aviões para algo em torno de 2,2 e 2,9 bilhões de dólares e as negociações estão em andamento.

A marinha está recebendo seus 12 caças MiG-29K monoplaces e quatro MiG-29KUBbiplaces, alguns em condições de voo. A versão de treinamento é similar a versão de um assento, mas com reduzida autonomia operacional.

A marinha deu o nome de seu esquadrão de MiG-29K de “Black Panthers”.

Os pilotos da Marinha da Índia foram enviados para os Estados Unidos para treinamento de pouso em porta aviões e para Rússia para treinamento de conversão de voo (devido a diferença entra as aeronaves normal e embarcada).

As aeronaves, as primeiras adquiridas pela Marinha após a compra dos caças Sea Harrier, serão também capazes de reabastecer em voo durante as missões.