As Companhias Chinesas AVIC e a CATIC confirmaram ao Governo Venezuelano a entrega em Janeiro de 2010 de 6 dos 18 K-8 Karakorum contratados. Os 12 restantes devem ser entregues até o final do mesmo ano. As Garantias foram dadas ao Ministro da Presidência da Venezuela Luis Reyes (equivalente a nossa Casa Civil). Reyes também relatou que o espera contar com as aeronaves K-8 para a Escola de Aviação Militar da Força Armada Nacional Bolivariana para treinar pilotos é que não descarta adquirir mais a frente um lote de treinadores, ainda mais avançados tais como o L-15.
Paquistão de olho no Treinador Chinês L-15 Falcon
By Vinna com informações do Defense News
Paquistão pode adquirir o treinador avançado Chinês supersônico L-15 Falcon para equipar uma unidade de treinamento avançado de pilotos. Caso a aquisição ocorra a frota treinadores deverá passar a equipar somente dois esquadrões ao invés de quatro.
A necessidade de a aeronave surgiu mesmo com a entrada em operação do básico/avançado da Força Aérea paquistanesa K-8 Karakorum. Uma aeronave de baixo custo que é operada por doze países que é exportada sob a denominação K-11. A Aeronave comercializada pela AVIC (antes fabricado pela Hongdu) tem interessado firmemente o Paquistão.
Kaiser Tufail, analista de defesa paquistanesa e ex-comandante da Força Aérea, disse, "o L-15 só faz sentido se K-8 for utilizado apenas para treinamento de vôo de básico e L-15 para a conversão de caça. Nesse caso, o [mais velhos ] T-37 [treinador] seriam aposentados já que sua utilização é redundante”.
"Considerando o extenso [e caro] programa de reforço estrutural que os T-37S sofreram, sua vida útil foi prorrogada por pelo menos mais 10 anos. Assim, a única solução para o dilema seria procurar um comprador para o T-37S e recuperar algumas divisas ($) estrangeiras aplicadas na atualização."
No entanto, o analista de defesa Usman Shabbir do Consórcio Militar Aeronáutico do Paquistão acredita que o interesse na L-15 é compreensível.
Shabbir declarou ainda: "O emprego dos futuros aviões de alta tecnologia como a FC-20 e F-16C/D vão demandar um treinador mais eficiente nas necessidades de formação de pilotos".
Nenhuma palavra oficial da Força Aérea, ou da Aviation Industries of China – AVIC confirmou a negociação. Altos funcionários da empresa Chinesa se recusam a confirmar o negócio, no entanto, a Força Aérea realizou exames detalhados da aeronave, que incluiu uma visita de um único L-15 ao Paquistão, em dezembro, durante o traslado da aeronave para o Dubai Airshow 2009.
3 Comentários
Esse projeto é tão excepcional que a EADS, na Alemanha, também o copiou...
Miguel Junior
Depois dos Sukhoi-30MKV, não há possibilidade de aquisições fora da solidificação da política de manutenção e fornecimento de sobressalentes russos na Venezuela.
Acredito que Chaves compraria, sim, o original, o Yakovlev Yak-130
abraços,
Migujel Junior.