Voa o avião UAV “stealth” do Irã

By Vinna com informações da RPP, Terra, FARS e Press TV - Foto: Difusion

O Irã testou com sucesso o protótipo de seu primeiro avião UAV - Unmanned Aerial dotado de tecnologia “stealth” (invisível) ao radar. O vôo teste ocorreu com sucesso informou o General Brigadeiro Aziz Nasirzadeh da Força Aérea Iraniana.

Ele informou que os dados do vôo-teste deveriam ainda ser minuciosamente avaliados com o intuito de liberar a aeronave para produção. Segundo a agência de notícias Fars a aeronave é recoberta com material absorvente de onda de radar e seu nome é “"Sofre Mahi" (pez manta).

O anuncio ocorre às vésperas do aniversário da Revolução Islâmica de 1979. Normalmente o Irã utiliza a data para dar publicidade ao desenvolvimento tecnológico em especial o setor militar, em aparente tentativa de mostrar sua prontidão de resposta a qualquer ataque militar motivado pelo seu programa nuclear.


Tripod launch platform rear view

Tripod launch platform side view

Electronics unit disassembled in detail

Missile production subassemblies in detail

Toofan 5 anti-tank guided missile (ATGM)
with anti-armor tandem warhead

Qaem anti-helicopter laser guided missile


Nesta última o Irã anunciou um Foguete capaz de lançar satélites (Simorgh), Um míssil antiaéreo (terra-ar) capaz de abater helicópteros apache batizado de Qaem (ascensão) e o míssil antitanque (cópia do TOW) chamado “Toufan 5” (tempestade-5).

O Irã está envolvido em uma disputa com o Ocidente sobre seu programa nuclear, e frequentemente fazem anúncios sobre seu progresso no setor militar, em aparente tentativa de mostrar sua prontidão de resposta a qualquer ataque militar.

Video of Toofan 5 and Qaem Missiles: