Taiwan quer F-16 C/D para combater Su-30 da China

Segundo uma matéria publicada no jornal diário Liberty Times, de Taiwan, somente os caças de fabricação norte-americana Lockheed F-16C/D são capazes de ajudar Taiwan a combater um dos caças mais sofisticados hoje em operação na China – o Sukhoi Su-30.

Caças Chineses relevantes:

O JH-7A pode ser considerado um caça de grandes dimensões,
se aproximando do tamanmho de um MIG-31.


Acima: O J-10B pode ser considerado um caça muito proximo ao F-16

O jornal teve acesso a um relatório interno do Ministério Nacional da Defesa, que deixa claro que o caça francês Dassault Mirage 2000-5 e mesmo o Indigenous Defense Fighter F-CK-1 Ching-kuo são inferiores se comparados ao caça de fabricação russa. Os estudos do Ministério Nacional da Defesa apontam que, em modos comparativos, um Su-30 equivale a 2,8 Mirage 2000-5 e 1,7 F-CK-1 Ching-kuo. Para o jornal, os F-16 C/D são os únicos que podem se opor aos Su-30 em operação na China.

Mirage 2000-5 de Taiwan


Acima: O Ching Kuo foi o primeiro avião de combate supersonico desenvolvido pela industria de Taiwan que contou com uma substancial ajuda norte americana para atingir esse objetivo.

F-16 A/B de Taiwan país tem mais de 144 caças deste tipo

Além de aproximadamente 56 Mirage 2000-5 e 127 F-CK-1 Ching-kuo, Taiwan possui uma força de mais de 144 F-16 A/B, sendo que o país hoje está pleiteando a aquisição de um número de F-16 C/D com os EUA, entretanto o governo do presidente Ma Ying-jeou ainda não logrou êxito neste acordo com o governo de Barack Obama. Segundo um piloto de Mirage 2000-5 de Taiwan, que não quis se identificar, disse que a aeronave é excelente em manobras evasivas para escapar de mísseis guiados e que o relatório pode ter sido escrito pelo Ministério Nacional da Defesa para preparar o caminho e facilitar a compra dos novos F-16 C/D.

Fonte: Revista Asas