Rússia prefere evitar sanções ao Irã, diz Medvedev
Presidente, no entanto, cogitou aceitar restrições 'consensuais e inteligentes'
O presidente russo, Dmitri Medvedev, disse nesta quarta-feira, 14, que seu país prefere evitar sanções ao Irã, mas não excluiu a possibilidade de aprová-las caso elas sejam inteligentes e consensuais.
"As sanções dificilmente podem produzir resultados positivos. Às vezes são evitáveis. Mas o Irã não fez nada para mostrar que mudou", disse Medvedev em uma coletiva de imprensa em Buenos Aires, onde realiza uma visita oficial.
O governante afirmou que "se trabalhou bem" na Conferência sobre Segurança Nuclear, celebrada nesta segunda e terça em Washington.
"Queremos ver se o programa nuclear do Irã está modificado. Se não estiver, podem surgir dúvidas de outros países. Não excluo a possibilidade de aprovar mais sanções por parte da ONU, mas devem ser consensuais e inteligentes. Eu preferiria evitá-las", afirmou o presidente.
Por sua vez, a governante argentina, Cristina Fernández, disse que todos os países, incluindo o Irã, deveriam se submeter a controles sobre suas atividades nucleares, sem que ele prejudique o desenvolvimento atômico com fins pacíficos.
Fonte: Estadão
1 Comentários
Mas em Vladivostok, o ex-KGB, age...
"Nós fizemos planos adicionais com "nossos" "colegas" "iranianos" e esperamos receber alguns espécimes de lá para completar esse projeto no norte do Cáucaso", disse Putin.
Putin pede leopardos raros ao Irã
http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2010/04/14/putin-pede-leopardos-raros-ao-ira.jhtm
"A usina nuclear de Bushehr, no Irã, vai começar a operar em agosto, desconsiderando possíveis sanções contra a república islâmica, o chefe do Federal Russa de Energia Atómica (Rosatom), afirmou."
"As sanções, que estão sendo discutidos em relação ao Irão, não têm preocupação com Busheh", disse Sergei Kiriyenko, acrescentando que "ninguém tem dúvidas sobre este NPP, e é claro para todos que Bushehr não é uma ameaça para o regime de não proliferação".
http://en.rian.ru/world/20100415/158585408.html
Década de Putin: Os russos estão orgulhosos de novo
http://port.pravda.ru/russa/13-04-2010/29271-decada_putin-0
Quem diria, os russos querem APRENDER com o atual BraSil.
E, melhor ainda, trocar por tecnologia e investimentos.
Interessante entrevista com Dmitri Medevedev "BRICs: acções comuns"
http://www.vedomosti.ru/newspaper/article/2010/04/13/231127
02/02/2010
Em uma reunião com o presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, disse que as intenções de Moscovo em todas as formas possíveis para desenvolver a cooperação entre a Rússia e do Caribe. Segundo Medvedev, essa interação ajudará a resolver muitos dos problemas globais, incluindo o clima.
http://rian.ru/trend/visit_Medvedev_Argentina_14042010/
América Latina vai lançar foguetão russo em 2010
http://port.pravda.ru/news/science/14-04-2010/29300-america_latina_soyuz-0