O 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (13º RCMec) do Exército Brasileiro (EB), sediado em Pirassununga (SP), é célebre por manter veículos raros em serviço bem como da preservação de outros. Após a falência da ENGESA e diante da iminência de ter os dois protótipos do carros de combate EE-T1 Osório leiloados pelos credores, o EB se tornou fiel depositário destes preciosos bens e manteve preservado em condições de funcionamento nesta unidade, porém, em decisão recente, os dois Osório serão transferidos para o Rio de Janeiro (RJ) e Santa Maria (RS).

Acima: O primeito protótipo do Osório pintado com um esquema de camuflagem testado pelo exercito brasileiro.

Acima: O Osório durante seus testes no campo de provas de Marambaia onde os equipamentos militares de interesse das forças armadas do Brasil são testados e homologados.



A versão T1, equipado com canhão de 105mm, chegou ao Rio de Janeiro no último dia 29 de outubro, tendo seu traslado realizado por uma prancha e motos de escolta, exigindo uma grande operação com a necessidade de interromper o tráfego da Rodovia Presidente Dutra por diversas vezes. Já o Osório T2, equipado com o canhão de 120mm, está sendo preparado para o traslado para Santa Maria, e irá fazer parte de um novo museu de blindados, que além deste blindado, também ganhará um dos VTR ENGESA EE-3 Jararaca, também pertencente a essa unidade, que aliás possui um outro exemplar, este operacional e que participou ativamente no exercício Agulhas Negras, realizado na primeira semana de novembro.

O 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) também sediado em Santa Maria, possui em seu acervo 2 Carros de Combate preservados: o protótipo equipado com canhão de 105mm do Bernardini Tamoyo e o M4 Sherman mais antigo do Brasil, apelidado de “VOVÔ” e que foi recentemente restaurado e colocado em condições de uso (veja em Tecnologia & Defesa Nº 117), e que provavelmente farão parte do acervo deste novo museu.

Fonte: T&D - Por Hélio Higuchi e Paulo Roberto Bastos Jr.