"Achei prudente não indicar sem antes conversar com quem fosse eleito", disse Lula a jornalistas no Palácio do Planalto. "Nome já tem... (mas) essas coisas a gente não conta."
A indicação do substituto de Eros Grau é importante para que a principal corte do país esteja com sua composição completa. O STF viveu um impasse no julgamento da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de pessoas com problema na Justiça, por conta de não ter 11 ministros ativos.
O presidente afirmou também que irá discutir com Dilma e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).
No ano passado, três modelos foram escolhidos como finalistas do chamado programa F-X2, mas Lula decidiu esperar a eleição para consultar seu sucessor sobre o tema.
O caça francês Rafale, fabricado pela Dassault, é visto como favorito para ser o escolhido, inclusive porque Brasil e França têm uma parceria estratégica na área de defesa.
Lula disse que discutirá o assunto quando encontrar o presidente da França, Nicolas Sarkozy, durante reunião do G20 na semana que vem, na Coreia do Sul. Dilma acompanhará o presidente nesta viagem.
Os caças Gripen NG, fabricado pela sueca Saab, e F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, também estão na disputa.
(Reportagem de Leonardo Goy e Bruno Peres, Texto de Eduardo Simões) - Do O Globo
0 Comentários