A França está propondo vender 18 aeronaves caça Mirage F1 retrofitados que poderiam ser entregues até o final de 2011 e imediatamente entrar em operação pois muitos pilotos iraquianos foram treinados no passado com esse tipo de aeronave, segundo disse Boris Boillon a agência de notícias AFP.

Ele disse que a França está oferecendo os caças num negócio de US$1 bilhão (733 milhões euros). Bagdá recentemente decidiu pela compra de 18 caças F-16 dos Estados Unidos, após a autorização do Primeiro Ministro Nuri al-Maliki para negociar os pagamentos do contrato. Boillon informou que devido ao preço das aeronaves Mirage F1, a oferta não afeta a compra dos F-16.

“Essa venda dos caças Mirage é no contexto da proposta um compreensivo programa militar aéreo que a FRança submeteu ao país,” disse Boillon. O governo do Iraque informou que o país recebe bem qualquer tipo de oferta nesse sentido.

“O Iraque necessita reformar sua força aérea e precisa de dezenas de caças para proteger sua soberania”, disse Ali-al Dabbagh, porta-voz do governo.

Nota: O Iraque estava tentando reaver US$ 895 milhões de um pagamento para França referente a uma compra de 24 aeronaves de caça Dassault Mirage F1 que nunca foram entregues antes da 1a. guerra do Golfo (invasão do Kuwait). Agora deve comprar 18 Mirage F1 reconstruidos por 1bilhão... O Iraque (que já foi uma das maiores do mundo com 750 aviões) ja chegou a possuir 90 caças Mirage F1no passado. Vários ficaram retidos na França nesta mesma época da invasão do Kuwait (fala-se em 16) e depois foram repassados a Espanha.
O Iraque já solicitou oficialmente aos Estados Unidos um compra de 18 caças F-16, mais peças e material relacionado.

Fonte: CAVOK