O governo brasileiro formalizou uma parceria com a China visando à criação de um centro binacional de nanotecnologia.
O Centro Brasil-China de Nanotecnologia terá como foco o desenvolvimento de dispositivos e processos de uso civil em escala nanométrica.
O Centro Brasil-China de Nanotecnologia terá como foco o desenvolvimento de dispositivos e processos de uso civil em escala nanométrica.
Inicialmente, o novo órgão funcionará por meio de uma rede virtual de pesquisadores e intercâmbios entre os dois países.
O uso de dois tipos diferentes de nanopartículas é uma técnica promissora para levar drogas potentes até as células cancerosas
Com um orçamento inicial de US$ 3 milhões – cerca de R$ 4,8 milhões –, o centro tem como membros a Academia Chinesa de Ciências (do lado chinês), o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) – localizado em Campinas (SP) e que funcionará como centro de operações e sede do órgão binacional –, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Carbono (INCT-Carbono) – sediado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) –, e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
Fonte: Exame
2 Comentários
É uma Política do Café Com Leite da Velha República que não tem fim. Quando o Norte/Nordeste vai ter um centro desse???? É sempre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais os beneficiados em detrimento a outras regiões. São só estas três RAPINAS que tem direito a ter um centro desse porque já tem infra-estrutura para comportar uma maravilha dessa, ou seja, se não criar infra-estrutura no Norte/Nordeste nós NUNCA teremos um centro deste.
Vem por aí a votação da Divisão dos Royalties do Pré-Sal e ainda vai ter gente achando que a Emenda Ibsen Pinheiro vai prejudicar os Estados Produtores... Pergunto: É o RJ, SP e ES que bancam TODOS as DESPESAS da Petrobras e da Transpetro????? Se é TODO o BraSil que banca... como estes três estados podem querer receber mais que os outros estados?? Nestas horas, das despesas da PETROBRAS e TRASPETRO, o PETROLÉO é de TODOS, mas na hora dos ROYALTIES não??? Quem vai custear a Segurança do Pré-Sal??? É o RJ, ES e SP????? São estes três estados USURENTOS que vão bancar as Despesas da MARINHA??????
Imagina se o BraSil fosse dividido e o Norte ficasse independente??
Nóis ia ficar com a Amazônia...
O BraSil vai do CABURAÍ ao CHUÍ.
A nanotecnologia é cada vez mais importante na fabricação de insumos para a industria.
Sem este conhecimento ficaríamos, mais uma vez, a ver o bonde tecnológico e industrial passar.