Segundo fontes francesas, os aviões russos Ruslan, juntamente com as
aeronaves de transportes britânicas C-17, estão envolvidos no transporte
de blindados VAB e outros equipamentos do Segundo Batalhão da
Infantaria Marítima das Forças Armadas da França para a operação
Serval, em Mali.
As forças francesas
que participam da operação Serval, em Mali, estão utilizando aviões russos.
Em um vídeo
distribuído na internet em 14 de janeiro, que mostra o transporte de carga
militar francesa para a operação Serval, em Mali, é visível o avião russo
Antonov AN-124-100 Ruslan, da empresa
Volga-Dniepr. O carregamento foi realizado na Base Évreux-Fauville da Força Aérea Francesa (Normandia).
No vídeo, é possível ver
o avião com prefixo RA-82043 sendo carregado com contêineres. Em seguida a
aeronave com o logotipo 224º Esquadrão Aéreo decola. A participação do AN-124
no transporte de blindados franceses pode ser confirmada por fotos colocadas na
página oficial das Força Armadas da França no Facebook.
Segundo fontes
francesas, os aviões russos Ruslan, juntamentamente com as aeronaves de
transportes britânicas C-17, estão envolvidos no transporte de blindados VAB e
outros equipamentos do Segundo Batalhão da Infantaria Marítima das Forças
Armadas da França, que são lançados na África da base militar Ovur (Província
de Champagne).
A partir de 15 de
janeiro, pelo menos 150 soldados do regimento foram distribuídos na capital de
Mali, Bamako.
O jornal “La République
des Pyrenees” informou que o russo AN-124 está sendo usado no deslocamento do 5º
Regimento de helicópteros, com base na cidade de Pau, nos Pirineus franceses. O
Ruslan deverá transportar quatro helicópteros Cougar 4 para Mali e 40 toneladas
de carga relacionada.
Acordos
A empresa Volga-Dnepr,
junto com a ucraniana GP Antonov, transporta
cargas desde 2006 em nome da Otan, pelo programa Salis (Strategic
Airlift Interim Solution). De acordo a avaliação de diversos
especialistas, a empresa poderia fretar um avião do 224º Esquadrão Aéreo para
esses objetivos.
O 224º Esquadrão Aéreo foi criado em 2011 com base em uma empresa estatal de
mesmo nome.
De acordo com a
empresa aérea SPARK, 100% da empresa pertece à "filha" do Ministério
da Defesa, a Aviaremont.
A empresa atua no
mercado de transporte aéreo e tem base no Aeroporto de Migalovo (em Tver); anteriormente
fazia parte do 61º Comando Supremo do Exército Aéreo (aviação militar de
transporte). De acordo com dados de 2011, a empresa operava 14 aeronaves IL-76MD e
duas AN-124-100 (dos 6 existentes na Força Aérea da Rússia).
A participação dos
aviões de transporte russos na Operação Serval foi confirmada também para o “Kommersant”
por fontes do Ministério da Defesa, que afirmaram que dois AN-124 da composição
da Brigada de Aviação do 224º Esquadrão Aéreo estão participando do transporte
aéreo de tropas francesas e suprimentos para Mali.
No entanto, esses
aviões foram anteriormente fretados por uma empresa privada do Ministério da
Defesa, e o departamento militar russo não assinou nenhum acordo com o lado
francês.
Além disso, de acordo
com a declaração oficial do 224º Esquadrão Aéreo, ainda no final de 2010, a empresa ganhou a
licitação e assinou um contrato de quatro anos para o transporte de mercadorias
em nome do Ministério da Defesa da França.
Relatório anual observa
que a percentagem do 224º Esquadrão Aéreo no mercado de transporte aéreo de carga
superdimensionada em 2011 "aumentou de 4,8% para 6,1%, principalmente
devido ao início do contrato a longo prazo" com o Ministério da Defesa
francês.
Assim, o transporte
das tropas para Mali também pode ser executado nos moldes desse contrato.
Fonte: Gazeta Russa
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