O
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que o Comando da
Aeronáutica encerrou o processo de seleção das duas aeronaves de grande
porte que substituirão os KC-137 operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo
de Transporte (2°/2°GT).
A proposta escolhida foi a da empresa Israel Aerospace Industries - IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.
O Projeto KC-X2, como foi chamado o processo de substituição dos aviões, foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro.
Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados, desde então, em diversas missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.
Brasília, 14 de março de 2013
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
A proposta escolhida foi a da empresa Israel Aerospace Industries - IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.
O Projeto KC-X2, como foi chamado o processo de substituição dos aviões, foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro.
Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados, desde então, em diversas missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.
Brasília, 14 de março de 2013
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: CECOMSAER
Programa KC-X2:
No ano passado foi divulgado pela FAB o programa KC-X2 com a intenção
de comprar 4 novos aviões para substituir os já antigos e obsoletos
KC-137E (Versão de reabastecimento do civil Boeing 707-320C) pertecentes
ao Esquadrão Corsário sediado na Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro
- RJ.
Os Sucatões como são conhecidos os KC-137 completaram esse ano 44 anos
de vida, sendo um dos vetores mais antigos de toda a força. Além da
necessidade da troca dos reabastecedores estratégicos também veio a
necessidade da Força Aérea adquirir um avião presidencial maior e com
maior alcance, pois o recente Airbus A319CJ entregue em 2008 pela Airbus
Corporate Jets fazia até 2 escalas para ir para Europa para cumprir a
agenda presidencial.
Após a divulgação do programa, 3 empresas apresentaram suas propostas:
- Airbus Military: Airbus A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport)
- Boeing Military: Boeing KC-767A International Tanker
- Israel Aerospace Industries (IAI): Boeing KC-767-300ER MMTT
Sobre as aeronaves concorrentes:
- A330 MRTT: É um Airbus A330-200 de passageiros
convertido pela própria Airbus para reabastecimento e transporte em sua
fábrica em Getafe, Espanha.
É utilizado pelo Reino Unido, Austrália, Emirados Árabes, Arábia Saudita e França.
- KC-767A: Um Boeing 767-200ER civil convertido para
reabastecimento em voo (REVO) e transporte COMBI (Cargas e Passageiros
ao mesmo tempo). Seus operadores são o Japão e Itália, além da recente
encomenda dos Estados Unidos (designado KC-46A).
- KC-767-300ER MMTT: Convertido pela IAI em Tel-Aviv, Israel teve sua primeira entrega há alguns meses para a Força Aérea Colombiana (versão 200ER).
Assim como os concorrentes, pode levar carga e/ou passageiros e utiliza
do próprio tanque de combustível para reabastecimento em voo.
A proposta vencedora atende aos interesses da TAM que deverá repassar dois B767-300ER prestes a serem retirados de serviço.
A proposta vencedora atende aos interesses da TAM que deverá repassar dois B767-300ER prestes a serem retirados de serviço.
Fonte: Defesanet
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