“A Transpetro e o Estaleiro
Atlântico Sul (EAS) lançaram ao mar ontem, sexta-feira (23/8) ,o
navio "suezmax" "Dragão do Mar", terceiro petroleiro construído na
Região Nordeste para o
Programa de Modernização e Expansão da Frota (PROMEF).
O lançamento ao mar é a penúltima
etapa na construção de um navio, antes da entrega ao armador para operação. A
embarcação entra, agora, na fase de acabamentos finais no próprio estaleiro, em
Pernambuco. Em seguida, passará pela "prova de mar", que verifica seu desempenho
em uma viagem de curta distância.
Batizado em
homenagem ao herói
cearense na luta pela abolição da escravatura, o "Dragão do Mar" tem
como
madrinha a oficial de náutica Vanessa Cunha, imediata do navio de
produtos "Rômulo Almeida", que também foi construído para o PROMEF.
O navio integra uma série de 10
petroleiros idênticos, encomendados ao EAS, e que celebram figuras destacadas
na história brasileira. Dois deles estão em operação: "João Cândido", entregue em
maio de 2012, e "Zumbi dos Palmares", em atividade desde maio de 2013.
”A nova indústria naval
brasileira parte agora para atingir competitividade internacional. Vamos
construir navios não apenas para o Brasil, mas para o mundo. Temos a
competência necessária para transformar a nossa indústria naval na melhor do
mundo. Com a união de todos – metalúrgicos, empresários e marítimos – o Brasil
vai chegar ao pódio”, afirmou o presidente da Transpetro, Sergio Machado,
durante a cerimônia de lançamento.
O petroleiro "suezmax" tem 274 metros
de comprimento, 51 metros de altura, 48 metros de largura e capacidade para
transportar um milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da
produção diária nacional. A denominação "suezmax" deve-se ao calado desse tipo de
embarcação, de 17 metros, compatível com a passagem pelo Canal de Suez, que
liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho.
EM 18 MESES, CINCO NAVIOS DO PROMEF
ENTRARAM EM OPERAÇÃO
A Transpetro recebeu cinco
embarcações construídas por estaleiros brasileiros, em um período de 18 meses
(entre novembro de 2011 e maio de 2013). Entraram
em operação os navios de produtos "Celso Furtado", "Sérgio Buarque
de Holanda"
e "Rômulo Almeida", entregues pelo Estaleiro Mauá, de
Niterói (RJ), e os petroleiros "suezmax" "João Cândido" e "Zumbi dos
Palmares",
construídos pelo EAS, em Ipojuca (PE). Além do "Dragão do Mar", será
entregue, ainda este ano – para o início das operações -: o navio de produtos "José Alencar", em construção no Estaleiro Mauá.
Com investimento de R$ 10,8 bilhões
na encomenda de 49 embarcações, o PROMEF garantiu as bases para o ressurgimento
da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização
dos estaleiros existentes. Antes do programa, a indústria naval brasileira
passou 14 anos sem entregar petroleiros ao Sistema Petrobras.
O Brasil já tem a terceira maior
carteira de encomendas de petroleiros do mundo. O setor, que chegou a ter menos
de dois mil trabalhadores na virada do século (2000), emprega hoje mais de 70 mil
pessoas.
O PROMEF foi elaborado a partir de
três premissas: 1) construir os navios no Brasil; 2) ter índice de conteúdo
nacional mínimo de 65%; e 3) atingir competitividade internacional após a curva de
aprendizado. Com o cumprimento das duas primeiras premissas, o programa já vem
contribuindo para retirar a indústria naval da inércia.
A terceira premissa do programa, a
busca por competitividade internacional, é o atual foco. Para atingir este objetivo, a
Transpetro criou o Sistema de Acompanhamento da Produção (SAP), que tem como
função avaliar os processos produtivos dos estaleiros e sugerir alternativas
para melhoria da produtividade.
PERFIL DRAGÃO DO MAR (1839-1914)
Francisco José do Nascimento é a
identidade do herói cearense historicamente conhecido como "Dragão do Mar". O
líder jangadeiro, também conhecido como "Chico da Matilde", chefiou os
jangadeiros que se engajaram na luta abolicionista, recusando-se a transportar
para os navios negreiros os escravos vendidos para o Sul do País.
FICHA TÉCNICA DO NAVIO "DRAGÃO DO
MAR":
Tipo: petroleiro 'suezmax'
Capacidade de transporte: 157 mil de
Toneladas de Porte Bruto (TPB)
Comprimento total: 274,2 metros
Largura: 48 metros
Altura: 51,6 metros
Calado: 17 metros (compatível com a
passagem pelo Canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho)
Pontal (distância entre o fundo e o
convés): 23,2 metros
Velocidade: 14,8 nós
Autonomia: 20 mil milhas náuticas
Número de tanques: 14 tanques, sendo
12 de carga e 2 de sobra”
FONTE: Blog “Fatos e Dados”, da Petrobras - Via Democracia & Politica
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