A Força Aérea da Eslováquia terá seus MiG-29 "Fulcrum" atualizado, conforme deu conta o Ministério da Defesa daquele país em 2/9 ultimo, após a adjudicação de pelo menos dois destes contratos originalmente celebrados com a RSK MiG .
O ministro da Defesa eslovaco Martin Glvác afirmou que os contratos de suporte anteriores não foram exigidos pela administração anterior levando a danos a propriedade do estado o que levou a uma investigação criminal já em curso.

a ausência de fornecimento de peças e apoio técnico levou a canibalização generalizada das aeronaves ante a falta de peças de origem. De acordo com Glvác, alem da falta de peças, motores reservas para reposição, trens de pouso e outros componentes importantes levaram ao desgaste desnecessário das aeronaves. Os atuais termos adjudicados devem contornar a situação e devolver a linha de voo a frota de caças MiG-29 do país.

Em 2004, para 12 dos MiG -29 eslovacos foram submetidos a um upgrade para elevar o limite das células 2030-35 . O serviço foi completado em 2008 e dados como totalmente operacionais em maio de 2011.

Do lado russo , Sergei Korotkov , diretor-geral da RSK MiG, afirmou que "a implementação dos [novos] contratos vai melhorar muito o desempenho e a prontidão dos MiG-29 da Força Aérea da Eslováquia" . Ele acrescentou que a MiG está interessada em uma " colaboração a longo prazo" com a Eslováquia .

By Vinna - com informações da Janes