O Brasil vai pedir à empresa sueca Saab, fornecedora dos futuros caças
da FAB, que sejam fornecidos alguns aviões enquanto os novos modelos não
chegam.
O "tampão" seria um Gripen da geração atual, o modelo C/D. O Brasil
anunciou ontem que irá comprar, por US$ 4,5 bilhões, 36 Gripen NG, a
nova geração do avião.
O problema é que os aviões só começam a chegar, se o contrato for
assinado até o fim de 2014, em algum momento de 2016. Enquanto isso, o
Brasil só terá à sua disposição para defesa aérea antigos caças F-5
modernizados, já que os Mirage-2000 em uso hoje serão desativados no dia
31.
Os Mirage, 12 ao total, já eram uma solução provisória encontrada pela
FAB em 2005, quando foram aposentados os antigos Mirage-IIIEBR, com mais
de 30 anos de uso. Usados, tiveram sua vida útil esticada ao máximo.
Em 2005, os suecos chegaram a oferecer Gripens usados como "tampão",
então a expectativa é de que o pedido do Brasil seja aceito.
Os F-5 terão de ser remanejados para Anápolis, onde fica o GDA (Grupo de
Defesa Aérea), responsável por proteger Brasília de ameaças.
O contingente que ficará na cidade goiana será mínimo: seis pilotos, um
major e cinco capitães, para manter a unidade e cumprir horas de voo nos
F-5.
Hoje há 46 desses aviões, que foram modernizados pela Embraer e contam
com computadores atuais, mas não foram desenhados como interceptadores, e
sim aviões para combate aéreo.
O próximo caça da FAB terá a missão de unificar as capacidades dos
modelos existentes hoje. Ou seja, fazer interceptação como os Mirage,
combate tático como os F-5 e ataque a solo como os AMX.
Em teoria, a demanda brasileira na década que vem será por 120
aeronaves, inclusive caças navais. O Gripen tem uma versão navalizada,
ou seja, com mudanças como trem de pouso reforçado para pouso em
porta-aviões, na prancheta. Por ora, a Marinha mal opera os poucos caças
A-4 Skyhawk de que dispõe.
Do UOL
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