A Embraer, empresa de São José dos Campos, informou nesta segunda-feira (14), que foi concluída "recentemente" a montagem do segundo protótipo do KC-390. A informação foi divulgada pela página da empresa em uma rede social.
A aeronave é a maior já produzida no país e irá substituir os aviões Hercules C130 usados atualmente pela FAB (Força Aérea Brasileira). De acordo com a publicação da empresa, o segundo protótipo está realizando testes em solo e deve juntar-se à campanha de ensaios em voo nas próximas semanas.
Procurada pela reportagem, a empresa não informou até o fechamento desta matéria a data exata de conclusão do segundo protótipo. A base de produção da aeronave fica na unidade de Gavião Peixoto (SP), da Embraer.
O primeiro protótipo do KC-390 já sobrevoou São José dos Campos neste ano. Em uma das oportunidades, o cargueiro apareceu no céu da cidade durante a apresentação do primeiro jato da segunda geração de E-Jets da Embraer.
KC-390 
Produzido pela Embraer com investimentos da FAB (Força Aérea Brasileira), o KC-390 é fruto de um acordo de US$ 2 bilhões fechado em 2009. Em maio de 2014, com o projeto já concluído, a FAB selou a parceria e encomendou 28 aeronaves, em um contrato de US$ 7,2 bilhões.
Outros quatros países já fecharam acordos para intenções de compra dos aviões - Argentina, Chile, Portugal e República Tcheca. Para a elaboração do projeto, 50 empresas brasileiras foram contratadas para a montagem do cargueiro, 1.700 empregos diretos foram gerados e 7 mil indiretos. A partir da distribuição em 2016, a empresa joseense projeta a geração de 1.100 empregos diretos e cinco mil indiretos.

Do Meon