A Junta Nacional de Segurança do Transporte (NTSB) dos Estados Unidos
confirmou nesta terça-feira a morte de um passageiro do avião
procedente de Nova York que precisou realizar um pouso de emergência na
Filadélfia após um problema na turbina esquerda em pleno voo.
O orgão encarregado de investigar o acidente não deu mais detalhes
sobre a identidade da vítima. Testemunhas do incidente relataram à
emissora "NBC" que uma mulher ficou em estado muito grave ao ser
parcialmente aspirada por uma janela devido à perda de pressão na
cabine.
A aeronave, que aterrissou às
11h30 (hora local; 12h30 em Brasília), supostamente perdeu a pressão
dentro da cabine depois que uma peça se soltou da turbina e atingiu uma
das janelas.
O presidente da NTSB, Robert Sumwalt, que confirmou a
morte do passageiro, disse em entrevista coletiva que os investigadores
classificaram o incidente como "falha mecânica".
Por outro lado,
Sumwalt informou que a morte do passageiro deste avião é a primeira que
ocorre dentro de uma aeronave de uma companhia aérea americana desde
2009.
O avião da Southwest Airlines, procedente de Nova York e com
destino a Dallas, mudou a rota para a Filadélfia depois da explosão da
turbina, quando uma das peças quebrou a janela e gerou o caos dentro da
aeronave.
Segundo relataram as testemunhas à imprensa local, as
pessoas que estavam ao lado da mulher conseguiram trazê-la de volta
depois que, devido à despressurização, os braços e parte do seu corpo
foram aspirados pela janela quebrada.
Os passageiros tentaram
cobrir a janela com coletes salva-vidas e outros objetos, que também
eram absorvidos pela pressão, enquanto outras pessoas com conhecimentos
de medicina atendiam os feridos.
Pouco antes do anúncio da NTSB, o
chefe do corpo de bombeiros da Filadélfia, Adam Thiel, informou que um
dos passageiros foi levado a um hospital local com ferimentos graves,
enquanto 12 foram avaliados pelos médicos no próprio aeroporto. Desses
12, sete foram tratados por lesões menores na própria pista de
aterrissagem do Aeroporto Internacional da Filadélfia.
Nas imagens
do avião na pista do aeroporto da Filadélfia, captadas pelas televisões
locais, é possível ver a turbina esquerda deformada e coberta por
espuma de combate a incêndio. O avião, um Boeing 737-700 da Southwest,
procedia do aeroporto LaGuardia, na cidade de Nova York, com destino a
Dallas, no Texas.
De Epoca
A piloto que estava comandando o voo que sofreu um acidente na
terça-feira (17/04), nos Estados Unidos, está sendo considerada uma
heroína por muita gente. Após o avião ter um problema na turbina em
pleno voo, ter uma janela quebrada e uma passageira parcialmente
aspirada para fora da aeronave, a piloto Tammie Jo Shults realizou com
sucesso um pouso de emergência.
Áudios divulgados pela mídia norte-americana mostram que Tammie Jo
Shults, de 56 anos, permaneceu extremamente calma enquanto falava com a
torre de controle antes da aterrissagem de emergência.
Após
ouvir as instruções para realizar o pouso, ela solicita uma equipe
médica na pista, pronta para atender passageiros feridos. O controlador
então pergunta se o avião está em chamas, e ela responde com a voz
calma: “não, não está pegando fogo, mas há uma parte dele faltando.
Disseram que há um buraco e que alguém foi puxado para fora”.
O avião da Southwest Airlines, ia de Nova York com destino a Dallas, mas mudou a rota e pousou na Filadélfia após o acidente. Uma passageira faleceu.
Uma
passageira definiu Tammie Jo Shults como a "piloto com nervos de aço".
Mas ela é muito mais, na verdade.
Tammie é ex-piloto da Marinha
norte-americana, e foi uma das primeiras mulheres a comandar um jato
F/A-18, segundo o New York Post. Ela entrou na Marinha em 1985, logo após se formar em biologia e agronegócio. A CNN destaca que ela fez parte do esquadrão VAQ-34, que participou dos treinamentos para responder a mísseis soviéticos.
De Epoca
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