A apresentação do bombardeiro de mísseis de longo alcance modernizado Tu-22M3M ocorreu nesta quinta-feira na Usina de Aviação de Kazan S.P. Gorbunov, subsidiária da construtora russa Tupolev. O evento contou com a presença de representantes da Força Aérea Russa, do Ministério da Indústria e Comércio e da United Aircraft Corporation - UAC.

"O primeiro protótipo Tu-22M3M foi criado no âmbito de um programa de modernização dos sistemas de larga escala aviação estratégica e de longo alcance que está sendo feito pela empresa Tupolev agora", disse durante a cerimônia de CEO a construtora Alexánder Kóniujov.

"A próxima fase do programa envolve uma modernização completa do primeiro lote do caça Tu-22M3", acrescentou.

Ele também enfatizou que o bombardeiro Tu-22M3M terá a capacidade de lutar com grupos de navios de combate. Após a apresentação da aeronave, a etapa de testes de solo e voo será iniciada. Além disso, espera-se que o primeiro vôo do bombardeiro seja feito antes do final de setembro.

Por sua parte, o diretor da empresa de construção United Aircraft Corporation, Yuri Sliusar tem anunciado a primeira entrega para os bombardeiros do exército do russo Tu-22M3M modernizado, fabricados em série, está prevista para 2021.

O Tu-22M3M é uma profunda modificação do Tu-22M3, uma aeronave concebida no meio da Guerra Fria com o objetivo de atacar grupos de portadores inimigos. A modificação inclui novos aviônicos e renovados equipamentos de radio eletrônica, navegação e direcionamento, bem como modernos motores NK-25 de potência total.

Ela pretende modernizar 20 a 30 unidades de Tu-22M3, que por sua vez são uma atualização do Tu-22M, um bombardeiro supersônico de mísseis soviéticos que durante anos foi o mais popular do russo aviação de longo alcance.

Mísseis hipersônicos

Os bombardeiros estratégicos modernizados serão equipados com mísseis hipersônicos J-32, projetados para impactar navios inimigos. A sua versão anterior, a J-22, foram construídas para destruir porta-aviões ou grupos de ataque explosivos por cumulativos 960 kg ou termonuclear, com um poder de megatonelada. Seu alcance alcançou até 600 quilômetros.

O J-32, cujos testes começaram em 2013, tem um novo sistema de orientação inercial de radar protegido contra interferências de rádio. Além disso, possui um motor mais potente, tanques de combustível com maior capacidade e especificações com ogivas nucleares.

Sua velocidade Mach 5 a torna praticamente invulnerável aos sistemas de defesa aérea. É capaz de atingir seu alvo a uma distância de até 1.000 quilômetros, o que torna a transportadora desses mísseis menos interceptável para a aviação inimiga.

DO RT - Traduzida pelo Google