http://www.defenseindustrydaily.com/images/AIR_AH-6_Little_Bird_Display_lg.jpg

Fonte: Defense Industry Daily - By Vinna

A Agência Americana de Segurança e Defesa em cooperação com o ministério da defesa do Iraque anunciou pedido formal de compra de 24 helicópteros armados de escolta. O pedido denota que o Iraque parece estar interessado em Helicópteros de reconhecimento armado que atuam como escolta e que também sejam capazes de efetuar apoio aéreo proximo.

O IqAF atualmente conta com uma pequena força de helicópteros Rússia Mi-8/17 (que são considerados os mais populares e confiaveis entre os iraquianos) e helicopteros Bell "Huey II" remodelados.

Não obstante o concorrente russo ter uma excelente capacidade de armanento estes são considerados “grandes demais” para as missões de apoio. Assim despontam como favoritos 2 concorrentes:

Um deles é o Bell 407, cuja derivada ARH-70. O outro é o Boeing AH-6 "Little Bird" utilizado pelas Forças Especiais americanas que foram usados no incidente “Backhawk Down" de 1991 na Somalia.

O pedido completo também inclui morteiros e outras armas aerotransportadas. O valor do pedido poderá chegar a US $ 2,4 bilhões.